Quixadá: Lives Solidárias com artistas começam nesta quarta-feira (2)

compartilhar no:
As transmissões ao vivo começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 6 deste mês. (Foto: Babu)

Profissionais das mais variadas artes participam, a partir desta quarta-feira (2), das Lives Solidárias promovidas pela Prefeitura de Quixadá, uma ação da Secretaria de Cultura para o enfrentamento da crise causada pelo distanciamento social no município.

Anunciadas em abril de 2021 pelo prefeito Ricardo Silveira, as Lives Solidárias fazem parte de um pacote para amenizar os efeitos da paralisação das atividades econômicas. O setor cultural e artístico foram os primeiros prejudicados pelo distanciamento e isolamento social.

A Secretaria de Cultura construiu e organiza o evento no pensar de união entre as pessoas durante a pandemia, planejando as apresentações artísticas como uma forma de promover os artistas da terra, que foram selecionados através de edital e são remunerados pelo trabalho. Ao mesmo tempo leva arte e cultura à população buscando agregar ao projeto um caráter solidário, além das telas de celulares e monitores de computadores, estimulando a doação de alimentos às famílias que estão sem renda.

O secretário de Cultura de Quixadá, Clébio Viriato, explica como surgiu o projeto. ”Foi uma ação pensada pelo prefeito Ricardo e eu. Vimos a situação delicada dos trabalhadores e trabalhadoras do campo cultural de Quixadá. O Prefeito Ricardo falou que não poderíamos ficar omisso nesse momento. Daí começamos a pensar em um ação concreta, então surgiu a ideia das Lives Solidárias. Estamos fazendo Cidadania Cultural, que valoriza os artistas, que potencializa e dignifica a arte produzida pelos trabalhadores e trabalhadoras das artes do município”, disse.

As Lives Solidárias serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura de Quixadá, respeitando os protocolos de medidas sanitárias vigentes em todo o país. O evento acontece até o próximo domingo 6 de abril. A programação conta com shows musicais, performance teatral, arte circense, filmes, artesanato, grupo de reisado, companhia de dança, quadrilha juninas, artes plásticas e show de humor.

A diversidade de artes na programação do evento promete atrair o público e também cumpre o papel do projeto em ajudar a quem mais precisa em um momento em que apresentações artísticas não podem ser realizadas para evitar aglomeração. “Estamos de mãos dadas com os artistas, que neste momento passam por grandes dificuldades, visto que o mercado do entretenimento foi o primeiro a fechar e deve ser o último a abrir. Entendo ainda que, nesses tempos de obscurantismo, de tantas mortes, tanto sofrimento, levar arte e Cultura para população é uma forma que encontramos de levar uma momento de acalanto ao povo de nossa cidade”, comentou o secretário de Cultura.