Juíza de Quixeramobim que foi destaque na TV Globo é removida para Comarca de Aracati

compartilhar no:
Dra. Kathleen Nicola Kilian era titular da 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim

Região Central: A Comarca de Quixeramobim perdeu a atuante juíza Kathleen Nicola Kilian, que era a titular da 1ª Vara. A magistrada teve uma forte atuação nas causas sociais, principalmente fazendo campanha de arrecadação de cestas básicas para pessoas carentes, inclusive foi destaque em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, quando um menino de oito anos lhe pediu para que tivesse o nome do padrasto em certidão de nascimento.

Em votação aberta e nominal, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou a remoção de dois juízes, durante sessão virtual realizada nesta quinta-feira (24/06). Os magistrados, que atuam em unidades judiciárias de comarcas do Interior, foram removidos pelos critérios de antiguidade. A reunião foi presidida pela chefe do Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

A magistrada Kathleen Nicola Kilian, titular da 1ª Vara de Quixeramobim, foi removida para 2ª Vara Cível de Aracati, e o juiz Fábio Rodrigues Sousa, titular do 2º Juizado Auxiliar da 8ª Zona Judiciária (sede em Tianguá), foi removido para o Juizado Auxiliar da 12ª Zona (sede em Aracati). As unidades em que os magistrados atuarão são de Entrância Intermediária.

Após passar em concurso público, o juiz é empossado em uma comarca de Entrância Inicial (Vara Única), podendo ser promovido para as Entrâncias Intermediária e Final, ao longo da carreira. A remoção é a transferência de um magistrado para outra unidade de mesma Entrância.

Saiba mais

As comarcas são classificadas, administrativamente, em entrâncias, de acordo com alguns critérios, como o número de processos, quantidade de varas e população. As comarcas de menor porte, que têm apenas uma vara instalada, estão classificadas em Entrância Inicial, localizadas no Interior. As que possuem mais de duas unidades judiciárias estão classificadas em Entrância Intermediária. As comarcas que possuem mais varas, incluindo juizados especiais, localizadas na Capital do Estado ou em cidades que atendam uma população igual ou superior a 130 mil habitantes, incluem-se na Entrância Final.