Chove em mais de 50 municípios neste sábado; Sertão Central tem quarta maior chuva do dia no Ceará

compartilhar no:
Tempo nublado indica chuvas nas regiões apontadas pela Funceme (FOTO: Marciel Bezerra)

Região Central: Para a surpresa dos cearenses, o Ceará voltou a apresentar cenário favorável à chuva desde o último fim de semana. E nas últimas horas, não foi diferente: entre as sete da manhã desta sexta (18) até as sete da manhã deste sábado (19), choveu em 53 municípios do estado. A maior chuva foi no município de Ibiapina, ultrapassando a marca de 50 mm.

Os dados foram informados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ibiapina registrou 65 mm. São Benedito aparece logo em seguida, com a segunda e a terceira maior chuva do dia, registrada em pontos diferentes: uma com 46 mm e outra com 40 mm.

Paramoti, no Sertão Central, também registrou chuva nas últimas horas. A precipitação no município, de acordo com os dados da Funceme, foi de 32 mm, a quarta maior chuva do estado. Outros três municípios da região Centro registraram chuvas: Canindé, com 10 mm; Quixeramobim, no distrito de Manituba, com 7 mm e Boa Viagem, com 6 mm.

Previsão

Desde a última quinta-feira (17), em algumas regiões, o Ceará vem apresentando cenário meteorológico favorável ao registro de chuvas. De quinta para sexta-feira, a Funceme contabilizou precipitações em mais de 70 cidades, com a maior chuva em Paracuru, ultrapassando a marca dos 84 mm.

De acordo com o órgão de meteorologia cearense o estado, como um todo, deve seguir com condições favoráveis à chuva até o domingo (20), porém, os maiores acumulados deste fim de semana poderão ocorrer ao longo deste sábado. A tendência é de predomínio de céu parcialmente nublado com chuvas mais abrangentes nas regiões Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns já a partir da noite de sexta.

A Funceme aponta, para o domingo (20), precipitações mais reduzidas. Neste momento, a previsão é de possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana.