Bombeiros resgatam cobra jiboia em escola no município de Quixadá

compartilhar no:
A cobra foi resgatada por equipes dos Bombeiros no portão da escola (Foto: divulgação)

Quixadá: Uma cobra jiboia foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros em uma escola de Quixadá. O resgate aconteceu na tarde do último sábado (19). O animal foi capturado entrelaçado no portão da escola. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros uma equipe do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) foi chamada por populares para fazer a retirada do animal, que encontrava-se na entrada da escola na rua José Freire de Queiroz. os militares estudaram a melhor forma de realizar o resgate sem ferir o animal.

Para o resgate foi utilizado uma pinça específica que dá segurança ao bombeiro, bem como, prende a cabeça do animal sem machucá-lo. Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural sem ferimentos aparentes. A cobra foi solta no terreno da Unidade de Conservação Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá.

A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: 1º Tenente Quintela e os Soldados: Mesquita, Cidade e Otton, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS).

De acordo com o Corpo de Bombeiros em 2019 foram resgatados 3.919 animais no Ceará. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado. O Corpo de Bombeiros informou que o melhor a se fazer ao localizar uma cobra é manter a distância e ligar para o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, a equipe especializada saberá a melhor maneira de tratar o animal.