Secretário Estadual de Saúde afirma que Sertão Central tem um dos piores índices de COVID-19

compartilhar no:
Quixadá teve medidas rígidas contra a Covid-19 (Foto: RC)

Região Central: Durante a tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais para fazer um balanço dos casos semanais do coronavírus no Ceará, o secretário estadual de saúde, Dr. Cabeto, informou que o Sertão Central é uma das poucas regiões do estado com um dos índices mais altos de infecção por Covid-19.

Isso quer dizer que, nas cidades da região Centro, o risco de infecção por coronavírus é altíssimo. Além do Sertão Central outras duas regiões também estão na mesma situação: a região do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe, que faz limite geográfico com as cidades da região Centro.

“Temos tendência de redução de casos, mas um grande número de internações e percentual de leitos de UTIs ocupados. Há redução de pressão sobre as UPAs, possibilitando melhor atendimento, mas mesmo assim ainda é preciso muita cautela, ainda temos limiares muito altos para considerar a pandemia controlada”, disse Cabeto durante a live.

Todos os municípios da região Centro estão com nível altíssimo de infecção. Nesse patamar, significa que toda pessoa tem a chance de infectar pelo menos mais uma pessoa com o vírus. Algumas cidades carregam uma situação peculiar preocupante. Em Banabuiú, por exemplo, diariamente a Secretaria de Saúde tem confirmado cerca de 20 casos positivados. Em Quixeramobim a situação também é delicada.

Ontem, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou o início dos trabalhos em uma ala de campanha que foi erguida no estacionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). No local foram instalados 44 novos leitos de enfermaria que darão o suporte necessário ao atendimento, que tem gerado uma enorme demanda na região.