Deputado Salmito sugere construção de Hospitais Polos de Atenção Secundária em Quixadá e Russas

compartilhar no:
O deputado salientou que até a gestão de Cid Gomes, o Estado seguia uma lógica concentradora. Foto: divulgação

 

O deputado Salmito (PDT) exaltou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (20/05), realizada de forma presencial e remota, a condução do Governo do Estado em relação às grandes demandas da população cearense, em especial na área da saúde.

Para o parlamentar, diante do momento mais desafiador enfrentado pelo mundo nos últimos 100 anos, como tem sido a pandemia de Covid-19, no Estado do Ceará é possível observar os efeitos positivos que boas administrações são capazes de provocar.

“Trabalhando com seriedade, compromisso, cultura republicana e espírito público, as últimas gestões estaduais conquistaram direitos sociais para a população cearense”, considerou o deputado.

De acordo com Salmito, em um momento onde a população experimenta a dor da doença e o sofrimento de perder entes queridos, é necessário reconhecer a estrutura de saúde do Ceará. “Por meio de políticas estratégicas, com uma visão e compromisso do ex-governador Cid Gomes de trabalhar sob uma perspectiva regional da saúde, nós temos hoje uma das melhores redes de saúde pública do Brasil”, apontou.

O deputado salientou que até a gestão de Cid Gomes, o Estado seguia uma lógica concentradora, em que os hospitais de atenção terciária se localizavam apenas em Fortaleza, criando dificuldades para a própria Região Metropolitana da Capital, que via a sua rede de saúde sobrecarregada pela demanda de atendimentos vindos do interior.

“Na gestão Cid Gomes foram construídos hospitais nas regiões Norte, Sul e Sertão Central do Estado, em uma visão de projeto e de compromisso que teve continuidade com o governador Camilo Santana, em uma política que leva, de forma equilibrada, responsável e estratégica o atendimento mais amplo dos equipamentos públicos de saúde para a população cearense. Agora você imagine o enfrentamento à pandemia sem essa rede de atenção?”, assinalou o deputado.

O parlamentar sugeriu ainda em seu pronunciamento que o Hospital Polo de Atenção Secundária na região do Vale do Jaguaribe seja construído no município de Russas. Da mesma forma, ele defendeu que um equipamento similar na região do Sertão Central seja construído no município de Quixadá.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) elogiou o ex-governador Cid Gomes. “É um homem visionário, que enxerga longe e que investiu muito em hospitais nas macrorregiões do Ceará”, ressaltou.

O líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), lembrou que antes da pandemia só haviam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em três regiões do Estado, e que o governo Camilo Santana trabalhou para descentralizar esses leitos para todo o Ceará.