Um dos mais expressivos nomes de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, completa 91 anos

compartilhar no:
Dom Adélio Giuseppe Tomasin, o maior benfeitor de Quixadá (foto: divulgação)

Quixadá: Um dos mais expressivos nomes de Quixadá faz aniversário neste dia 27 de abril. O bispo emérito, Dom Adélio Tomasin, completa 91 anos nesta terça. Autoridades e a própria Diocese lembraram da data importante do homem que ajudou a transformar a história de Quixadá.

Dom Adelio Tomasin fincou seu nome na história de Quixadá por sua perseverança na construção de um novo tempo aos quixadaenses. O empréstimo de seu empenho deu a Quixadá uma nova roupagem, passando desde pela modernização no sistema de ensino superior, até o turismo religiosos.

Foi com ele que Quixadá ganhou o Centro Universitário Católica de Quixadá, responsável por revolucionar o ensino superior no Sertão Central, que antes, dispunha apenas das ofertas da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi o italiano quem construiu o Santuário dedicado à Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e que também ergueu um dos mais importantes hospitais da região Centro: o Jesus, Maria e José, que também funciona como maternidade.

Todas as suas obras e iniciativas sempre foram possíveis graças ao seu carisma com investidores. Grandes nomes estrangeiros sempre creditaram ao religioso a boa fé no seu potencial de promover grandes obras e importantes iniciativas.

História religiosa

A diocese de Quixadá foi criada aos 13 de março de 1971 através da Bula Qui Summopere no pontificado do Papa São Paulo VI e solenemente instalada aos 20 de agosto do mesmo ano às 19 horas numa Concelebração Eucarística presidida por D. Humberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil. Dom Joaquim Rufino do Rego, até então sacerdote diocesano do clero da Diocese de Oeiras e vigário de Picos no Piauí, foi seu primeiro Bispo.

Uma das raras imagens da chegada de Dom Adélio em Quixadá (Foto: Fadat)

Dom Rufino permaneceu no governo por quase 15 anos quando aos 25 de março de 1986 foi transferido para a Diocese de Parnaíba. Com esta transferência a Diocese mergulhou num período de vacância demorado vindo a ser provida de um Bispo somente aos 16 de março de 1988, quando o Santo Padre João Paulo II nomeou o revmo. pe. Adélio José Tomasin, sacerdote da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, como segundo bispo da Diocese de Quixadá. D. Adélio foi ordenado aos 26 de março de 1988 e tomou posse desta diocese aos 29 de maio de 1988

Dom Adélio, ao longo dos anos, tornou-se figura memorável na imagem dos quixadaenses. Durante sua gestão, aumentou o número de paróquias e difundiu de maneira marcante a chamada Teologia da Caridade, tendo criado obras, ações e iniciativas voltada para a ajuda aos mais pobres em Quixadá. “. Além disso, seus projetos sociais lhe permitiram gerar empregos em Quixadá e movimentar direta e indiretamente milhares de pessoas ajudando a despertar este município para o desenvolvimento. Merece especial destaque no episcopado de Dom Adélio a construção do santuário dedicado a Imaculada Rainha do Sertão, que se tornou um grande centro de peregrinação no sertão do estado, com uma grande afluência de fieis durante todo o ano”, afirma o site da Diocese.

Tendo completado 75 anos de idade, conforme prescreve o código de direito canônico, D. Adélio, pediu ao Santo padre a renúncia ao governo pastoral da diocese, a qual foi aceita pelo Romano Pontífice Bento XVI aos 03 de janeiro de 2007. Na mesma data o Sumo Pontífice nomeou o, então, revmo. Pe. Ângelo Pignoli, sacerdote diocesano do clero da diocese de Franca em São Paulo, ordenado bispo em 11 de março de 2007 e que permanece no cargo até então.

Registros

O aniversário de Dom Adélio foi registrado por autoridades do município, como o prefeito Ricardo Silveira, que lembrou da data utilizando uma antiga foto ao lado do religioso. “Tenho certeza que todos nós carregamos uma considerável parcela de gratidão a este homem de garra e de fé. Que Deus possa seguir lhe conferindo saúde e muita sabedoria, para que nossos irmãos quixadaenses tenham sempre por perto suas palavras de encorajamento e de aprendizado, recursos tão necessários aos dias difíceis que temos enfrentado”.

A Diocese de Quixadá também lembrou de Dom Adélio. Em um post, enfatizou sua importância para Quixadá e os seus 91 anos. “A Diocese de Quixadá parabeniza seu Bispo emérito, Dom Adélio, pelo grande dom de sua vida e por toda oferta nessas terras sertanejas”.