Solonópole e Pedra Branca não vão receber novas doses da vacina contra Covid-19; entenda o caso

compartilhar no:
Ceará recebeu maior lote de doses nesta quinta (1°) — Foto: ANDRE OCCENSTEIN

Região Central: Dois municípios do Sertão Central não vão receber o novo carregamento de vacinas contra a Covid-19 que será distribuído nesta sexta-feira (2), conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Eles não teriam alcançado uma meta vacinal sob o uso das doses e por isso ficaram fora da lista de municípios cearenses que ficarão impedidos de receber o carregamento.

Conforme a lista divulgada na noite desta quinta-feira (1º) pela Sesa, Solonópole e Pedra Branca não estão autorizados a receber o carregamento. Ao todo 37 cidades do Ceará estão sob essa mesma condição.

Existe uma regra estabelecida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) para que os municípios cearenses possam continuar recebendo doses. Conforme o órgão de justiça, as cidades precisam cumprir uma meta de ter utilizado pelo menos 85% de todo o total de doses anteriores que já tenham recebido. Caso esse percentual não seja atingido até a organização logística do envio das próximas doses, as cidades não recebem as vacinas.

Foi isso o que aconteceu com Solonópole e Pedra Branca. O Revista Central buscou informações oficiais dos municípios, mas nas redes sociais, ninguém comentou o assunto, nem mesmo a prefeita Ana Vládia, de Solonópole, comentou a situação em suas redes sociais. À medida que os municípios foram alcançando o índice, as doses poderão ser enviadas, segundo estabeleceu o TRF-5.

Confira a relação das cidades sob essa situação:

Aquiraz
Itaitinga
Apuiarés
Caucaia
Acarape
Guaiúba
Maracanaú
Amontada
Itapipoca
Trairi
Tururu
Umirim
Pedra Branca
Solonópole
Iracema
Catunda
Coreaú
Massapê
Santana do Acaraú
Senador Sá
Juazeiro do Norte
Cascavel
Horizonte
Pacajus
Cruz
Jijoca de Jericoacoara
Morrinhos
Parambu
Novo Oriente
Quiterianópolis
Barro
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Potengi
Salitre
Tarrafas