Sete pacientes nas UPA’s de Quixadá e Quixeramobim esperam vagas em UTI e médico faz apelo

compartilhar no:
Médico Pedro Coelho pediu ajuda nas redes sociais e solicitou apoio do Estado (foto: reprodução)

Quixadá: Nas últimas horas registrou-se alguns dos momentos mais apavorantes do enfrentamento da pandemia. Em Quixadá, a situação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi uma das mais graves já vistas fazendo com que um médico apelasse por ventiladores mecânicos nas redes sociais.

O médico Pedro Coelho fez um relato dramático em suas redes sociais. Ao afirmar que a noite seria curta, dando a entender o aumento na carga de trabalho, o profissional que atua na linha de frente da pandemia pediu por ajuda aos municípios de Quixadá e Quixeramobim.

Estamos com 100% dos leitos de UTI ocupados, e estamos sem ventiladores mecânicos caso novos pacientes sejam entubados“, disse ele se referindo à ocupação de leitos na ala de Unidade de Terapia Intensiva de Quixadá e Unidade de Pronto Atendimento-UPA das duas cidades. “Não sei como está a disponibilidade de ventiladores no Regional, mas nas duas principais emergências da região estão com os ventiladores ocupados”. Alerta Coelho.

Pedro Coelho apelou para as autoridades do Estado para que tomassem medidas que pudessem contornar o cenário vivido nas unidades de saúde da região. “Precisamos imediatamente que o Governo do Estado envie mais ventiladores mecânicos para UPAs e para os hospitais de Quixadá e Quixeramobim, as duas maiores cidades da região“, escreveu o médico.

Situação grave na UPA

A situação na UPA de Quixadá se agravou durante a noite de domingo. A lotação e a demanda por atendimentos promoveu um cenário preocupante.

O município de Quixadá está em isolamento social rígido desde as primeiras horas da madrugada de sábado, mas ainda foi possível flagrar casos de descumprimento ao decreto em vídeos que circulará. Com jovens promovendo fluxos com bebidas e carros com som automotivo.

Diante da crescente procura por atendimentos e preocupado com uma logística que ofereça segurança aos pacientes a Prefeitura de Quixadá decidiu tornar a UPA ponto de referência apenas para atendimento de casos contra Covid-19. Na noite deste domingo (26) a secretária Benedita de Oliveira gravou um vídeo explicando a situação.

“A partir de agora todos os demais casos serão direcionados para o Hospital Municipal Eudásio Barroso”, explícito Benedita na gravação.

Esperando vagas de UTI

“Temos três pacientes na UPA  de Quixadá e quatro na UPA de Quixeramobim entubados aguardando vagas nas UTI’s”, acrescentou o médico da linha de frente na Região Central. Destacou ainda que na madrugada “conseguimos transferir alguns pacientes da UPA de Quixadá, mas já chegando mais”.