Quixadá terá barreiras sanitárias nas entradas da cidade a partir desta sexta (2) e até domingo (4)

compartilhar no:
Barreiras terão abordagem educativa e orientação sobre os riscos da pandemia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Quixadá)

Quixadá: O município de Quixadá terá barreiras sanitárias a partir desta sexta-feira santa (2), instaladas nas duas principais entradas que dão acesso à cidade. A iniciativa será prolongada até domingo de páscoa (4) e tem por objetivo evitar o fluxo de turistas na cidade sem necessidade plausível, de modo a evitar ocorrências de aglomerações.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Saúde e contará nas barreiras com homens da Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq), Guarda Civil Municipal (GCM), Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e profissionais da vigilância sanitária. O funcionamento das barreiras será no período da manhã.

A medida está prevista no último decreto municipal, e estabelecia a criação das barreiras durante o início do feriadão, para evitar que aumente o fluxo de pessoas em Quixadá sem necessidade aparente, podendo causar aglomerações e tumultos, principais meios de proliferação do coronavírus.

Os agentes e profissionais farão a abordagem das pessoas em veículos e motos, e promovendo uma orientação educativa com distribuição de panfleto sobre as formas de evitar a contaminação do coronavírus. Termômetros também serão utilizados para aferir a pressão dos motoristas e haverá também o uso de produtos químicos para promover a limpeza básica dos veículos.

As barreiras sanitárias são uma forma muito popular de combate ao coronavírus. Em vários municípios a iniciativa tem ocorrido de forma constante e permanente. Profissionais e especialistas acreditam que a abordagem educativa ajuda a conscientizar os que ainda não acreditam nos malefícios do vírus.