Município de Boa Viagem recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19

compartilhar no:
O capacete também proporciona que o gás carbônico não seja expelido no ambiente. Foto: Fernando

 

Boa Viagem: 04 capacetes Elmo – equipamentos utilizados no tratamento de pacientes com covid-19, foram entregues neste último sábado (17), no prédio da UPAM.

Os equipamentos foram destinados pelo governo do estado que mantém uma parceria por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará – idealizadora do equipamento, com o grupo Edson Queiroz, responsável pela empresa Esmaltec, fabricante.

O ato de entrega teve a presença da primeira dama do município, Fabiola Bezerra, chefe de Gabinete Ana Paula, diretora da CSAM Enedina Ramos e médicos e enfermeiros pondo em prática o funcionamento dos Elmos.

COMO FUNCIONA?

Feito com silicone e PVC, o dispositivo foi desenvolvido para oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente internado. O equipamento envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, o Elmo gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação.

Dessa forma, é indicado para o tratamento de pacientes com quadro clínico leve e moderado, mas também auxilia casos que começam a evoluir para gravidade, de modo a evitar também a intubação do paciente.

O capacete também proporciona que o gás carbônico não seja expelido no ambiente, o que é mais uma vantagem. Não havendo contaminação, o aparelho garante a maior segurança dos profissionais de saúde.

 

Com informações do Portal Sert News