Governo Federal libera nova rodada do Garantia Safra para agricultores de Itatira

compartilhar no:
seguro_safra
Pagamento será feito para agricultores de Itatira, Moraújo e Massapê

Sertões de Canindé: O Governo Federal autorizou, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma nova rodada de pagamento do Garantia Safra a agricultores de todo o país. Sete estados foram selecionados, entre eles o Ceará, sendo o maior número de comtemplados os agricultores de Itatira, na região Central.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, do 35 nomes que foram autorizados a receber o benefício, 26 são de Itatira. Os outros restantes serão destinados a agricultores de Massapê e Moraújo. Apenas estas três cidades cearenses foram contempladas nesta rodada.

Em função do período de dificuldades na economia provocado pela pandemia do novo coronavírus, o valor de R$ 850, que normalmente costuma ser pago em cinco parcelas, desta vez será pago de forma integral. Essa antecipação acontece de forma excepcional.

O Garantia-Safra assegura ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio financeiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão de seca ou excesso de chuvas. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios iguais ou superiores a 50%.

O Mapa também vai notificar os agricultores que aderiram ao programa, nos municípios contemplados, que tiveram a concessão do benefício bloqueado por não atenderem ou comprovarem as exigências legais. Para isso, eles devem acessar o cadastro de inscrição no sistema informatizado de gerenciamento do Garantia-Safra. O prazo para consulta é de 30 dias.