Canindé: Sindicato decide manter greve após proposta enviada pela prefeita Rozário Ximenes

compartilhar no:
Prefeita Rozário Ximenes assina documento com propostas para professores. Sindsec decidiu manter a greve após receber documento.

Nesta quinta-feira (29), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Canindé (Sindsec), recebeu um documento com propostas da Prefeitura de Canindé, voltadas os professores da rede de ensino municipal. Em Canindé, a greve geral promovido pelo Sindsec já dura 24 dias e atinge servidores da Saúde, Educação e Fundo geral.

Entenda a situação que resultou em greve geral

O Sindsec e a Prefeitura de Canindé, sob o comando da prefeita Rozário Ximenes (MDB), estão encontrando impasses sobre assuntos voltados aos servidores do município como a ascensão funcional para professores, adicional de tempo por serviço (ATS), insalubridade para agentes de endemias e a gratificação de trabalho no campo (GTC).

“O ATS é para todos os servidores, a reposição salarial é para todos os servidores, a ascensão é para os professores, a insalubridade, teve um acordo da Secretaria de Saúde para com os agentes de endemias que seria colocado no contracheque de fevereiro e esse recurso não veio, e o GTC (gratificação de trabalho no campo) que ficou para ser discutido, mas até agora também não veio”, revelou a presidente do sindicato.

De acordo com o documento enviado e assinado pela prefeita Rozário Ximenes (DEM), foram apresentadas três propostas para os professores: publicação no Diário Oficial do município de Canindé, em maio, de todos os servidores que obtiveram em suas avaliações, critérios que garantissem a ascensão funcional; inserção em folha de pagamento da ascensão dos profissionais do magistério no mês de dezembro de 2021, com efeitos retroativos de 2022; e o pagamento do retroativo da ascensão dos profissionais do magistério 2021, escalonado até junho de 2022.

Leia: Descaso: Servidores de Canindé estão em greve geral, que atinge Saúde e Educação

Reposta do Sindsec às propostas

O sindicato rechaçou as propostas apresentadas pela Prefeitura de Canindé. “Senhora prefeita, é desprezível seu jogo sujo, de desvalorizar os profissionais da educação”, disse o Sindsec. Em outros momento, o sindicato afirma que vai manter a paralisação: “se a proposta é imoral, a greve continua com moral”.