Volume de chuva em março no Ceará fica dentro da média histórica, segundo a Funceme

compartilhar no:
Ceará acumula 204,7 milímetros desde o início do mês de março, segundo a Funceme. — Foto: Paulo Henrique/Arquivo Pessoal

No último dia de março, historicamente o mês mais chuvoso do Ceará, o volume de chuva está um pouco acima do que se espera no estado. Até a manhã desta quarta-feira (31), o Ceará acumula 204,7 milímetros desde o início do mês, 0,6% superior da média mensal.

O esperado para os 31 dias de março é um acúmulo de 203,4 milímetros, conforme média histórica registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As precipitações se concentraram com maior volume no Litoral Norte e de Fortaleza, além da Região do Cariri. O município que mais recebeu chuvas no mês foi Moraújo, localizado na Região Norte do Ceará. Lá, choveu 657 milímetros, onde o normal é 289,3 milímetros.

Um desvio positivo de 127,1%. Outras quatro cidades que mais registraram precipitações em março foram Abaiara (456 milímetros); Nova Olinda (334 milímetros) e Missão Velha (317,4 milímetros). Todas na Região do Cariri.

O motivo das precipitações não muito intensas em março, segundo a Funceme, se deve as águas do Atlântico Tropical Norte que ficaram mais aquecidas em relação às do Sul, o que não favorece a movimentação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse fator é o principal sistema responsável por trazer as chuvas nesse período para o Ceará. A ZCIT não ficou tão próxima do Estado, por isso tivemos essas chuvas mais irregulares.

Chuvas no fim do mês
Choveu em, pelo menos, 78 municípios do Ceará entre as 7h de terça-feira (30) e as 7h desta quarta-feira (31), conforme Funceme. A maior intensidade foi registrada em Granja, na Região Norte do estado com 85 milímetros.

Neste intervalo de 24 horas, os principais acumulados registrados foram eles:

Granja (Posto: Granja) : 85.0 mm
Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 70.0 mm
Tururu (Posto: Fazenda São Domingos) : 41.0 mm
Pentecoste (Posto: Casa De Pedra) : 40.0 mm
Santa Quitéria (Posto: Raimundo Martins) : 29.5 mm
Caucaia (Posto: Caucaia) : 29.4 mm
Alto Santo (Posto: Alto Santo) : 27.0 mm
Amontada (Posto: Jacuipe Nascente) : 5.0 mm
Caucaia (Posto: Sitios Novos) : 25.0 mm
Jardim (Posto: Serra Boca Da Mata L) : 25.0 mm

Previsão para os próximos dias
As regiões situadas no centro-norte do Ceará deverão apresentar as principais chuvas do Estado até a próxima sexta. Conforme a Funceme, nas demais áreas, a tendência é de precipitações mais isoladas e menos expressivas.

Para esta quarta, a expectativa é que a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e a Ibiapaba deverão receber os maiores acumulados ao longo do dia. Isto deve ocorrer devido à proximidade da ZCIT, que colabora para formação de áreas de instabilidade e nuvens mais desenvolvidas. A expectativa é a mesma para quinta.

Já para a próxima sexta, a previsão, neste momento, é de acumulados precipitações menos abrangentes, pois o Litoral Norte e a Ibiapaba deverão apresentar condições para chuvas isoladas, isto é, expectativa de registros atingindo entre 20 e 50% dos territórios de cada macrorregião. Na demais,

A Funceme reforça que, tanto para hoje quanto para amanhã, os principais acumulados na faixa litorânea deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

 

Com informações do G1