TSE indefere registro de candidatura da Prefeita de Caridade e cidade terá novas eleições este ano

compartilhar no:
Prefeita eleita no município de Caridade, Maria Simone Fernandes Tavares (foto: divulgação)

_______
Atualizada às 8h37

Sertões de Canindé: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou oficialmente que os eleitores deverão voltar às urnas em duas idades do Ceará para escolher novos prefeitos, e uma delas é no Sertão Central. Os registros de candidaturas dos candidatos foram indeferidos depois de constar irregularidades em investigações promovidas pelo TSE. O grande risco está no retorno a eleições no período de pandemia. O Revista Central havia informado na manchete, até às 8h37 desta segunda, que o TSE havia indeferido o mandato, quando na verdade o correto é dizer que o registro de candidatura fora indeferido. A correção foi realizada.

No Sertão Central a prefeita que teve o registro cassado foi a de Caridade. O indeferimento do registro de candidatura de Maria Simone Fernandes Tavares para o cargo de prefeita do Município de Caridade/CE, nas Eleições de 2020, foi decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral na sessão de julgamentos do dia 18/12/2020. A decisão é oficial e não cabe mais recursos. Na ocasião, foi determinada a realização de novas eleições majoritárias. Com a decisão, os votos do pleito de prefeito foram anulados.

Além de Caridade, na sessão de julgamentos do último dia 23 de fevereiro o TSE decidiu manter o indeferimento do registro de candidatura de James Martins Pereira Barros ao cargo de prefeito de Martinópole nas Eleições de 2020. Na decisão, os ministros entenderam que o prefeito eleito estava inelegível para concorrer ao pleito por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino.

Outras cidades

Os candidatos mais votados para prefeito nas Eleições Municipais de 2020, em outras quatro cidades do Estado do Ceará, estão com o registro de candidatura indeferido e aguardam julgamento de recurso no TSE. Eles concorreram à prefeitura dos municípios de Barreira, Jaguaruana, Missão Velha e Pedra Branca. Esses candidatos não foram diplomados e o presidente da Câmara Municipal exerce interinamente o cargo de prefeito.

Destaca-se, ainda, a situação do prefeito de Viçosa do Ceará e seu vice, os quais tiveram o registro de candidatura cassado pelo TRE-CE por abuso de poder político nas Eleições 2020 e aguardam julgamento de embargos de declaração no Regional. Por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal, ocorreu a diplomação do prefeito eleito.

Os prefeitos dos municípios de Barro, Frecheirinha, Morada Nova, Pires Ferreira e os vice-prefeitos eleitos das cidades de Tejuçuoca e Senador Sá estão, atualmente, com o registro de candidatura em situação deferida, no entanto, aguardam julgamento de recursos. Esses candidatos foram diplomados normalmente e tomaram posse nos cargos.