Três cidades do Sertão Central registram aglomerações e descumprimentos ao lockdown

compartilhar no:
Em Boa Viagem equipes da Defesa Civil dispersaram grupo que promovia aglomeração em açude (Foto: divulgação)

Região Central: Ao menos três cidades da região Central registraram cenas de descumprimento aos decretos municipais com medidas de isolamento social rígido, no primeiro final de semana passado, em que o decreto de lockdown passou a ser válido em todo o estado. As ocorrências foram levantadas pelo site Revista Central em Banabuiú, Canindé e Boa Viagem.

Em Banabuiú o flagrante de aglomeração circulou nas redes sociais mostrando uma comemoração entre um grupo no Rio que leva o mesmo nome da cidade. A cena rodada frame a frame, graças a um programa de edição de imagens, permite identificar pelo menos dez pessoas. Sete delas estão reunidas sob uma barraca, enquanto outras três ficam próximas a um carro de som.

Na cidade não há Lei Seca, mas o decreto do governado Camilo Santana estabeleceu lockdown em todos os municípios do Ceará. O descumprimento por parte da população acerca das medidas, pode infringir em penalidades e até multa. A maioria delas aparece no vídeo sem máscaras, o que pode se converter em um tipo de penalidade específica, conforme o decreto do município, assinado pelo prefeito Edinho Nobre.

Em Boa Viagem também houve flagrante de descumprimento ao decreto no Açude Capitão-Mor. Equipes da Polícia Civil e Militar, com o apoio de fiscais da Prefeitura e de membros da Vigilância Sanitária, precisaram dispersar um grupo de banhistas que se concentrava em um banho no açude. Todos também foram flagrados sem máscara.

“Em um bar da zona rural, um aglomerado de pessoas que jogavam sinuca também obedeceram as recomendações dos agentes. As equipes percorreram diversas comunidades e diversos distritos e continuam os trabalhos de fiscalização até o fim do decreto, previsto para 18 de março”, detalhou o Portal SertNews.

Antes, ainda na madrugada da última sexta-feira (12), quando o estado ainda se preparava para iniciar o período de isolamento social rígido, a Polícia Militar deteve 21 pessoas de um grupo formado por mais de 50, em uma festa clandestina que acontecia em Canindé, no bairro Palestina. Os infratores foram levados para a Delegacia por descumprirem medida sanitária preventiva. Uma pequena quantidade de maconha também foi encontrada no local.