Sertão Central possui três açudes em volume morto e um completamente seco, aponta Cogerh

compartilhar no:
Três açudes da região Centro estariam em volume morto, aponta Cogerh (Foto: jornal ANC)

Região Central: Um levantamento conferido pela redação do site Revista Central aponta que o Sertão Central possui, hoje, três açudes que estão em volume morto. No total, 13 açudes do Ceará encontram-se sob essa mesma condição. Isso significa que de todos os reservatórios atualmente em volume seco, 23% deles estão especificamente na região Central.

Os números foram levantados através do Portal Hidrológico do Ceará, mantido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Ao todo 13 açudes estão em volume morto e outros cinco estão completamente secos, uma informação triste e ao mesmo tempo preocupante, se considerarmos que estamos em mais da metade do primeiro mês da quadra chuvosa e até agora não houve interferência significativa nos açudes.

Conforme o Portal os açudes em volume morto são o Pompeu Sobrinho, em Choró, Sousa, em Canindé e ainda o Cipoada, e o São Domingos, em Caridade. O Pirabibu, em Quixeramobim, aparece na lista dos cinco açudes que estão completamente secos. Os números foram atualizados na tarde desta segunda-feira (15).

Confira a lista de todos os açudes em volume morto:
Adauto Bezerra, Barra Velha, Canafístula, Castro, Cipoada, Joaquim Távora, Pompeu Sobrinho, Potiretama, Riacho da Serra, São Domingos, Sousa, Trapiá II e Várzea do Boi.

Confira a lista dos açudes secos:
Forquilha II, Madeiro, Mons. Tabosa, Pirabibu e Salão.

A Bacia do Banabuiú, onde estão a maioria dos municípios do Sertão Central com açudes, é coincidentemente a que tem o menor volume hídrico armazenado entre todas as demais bacias monitoradas pela Cogerh: são apenas 8,47% de água acumulada entre todos os reservatórios.