Produção de macaxeira em Quixeramobim pode chegar a 400 toneladas após distribuição de manivas’

compartilhar no:
Manivas foram distribuídas a 30 famílias de agricultores de Quixeramobim (Foto: ematerce)

Quixeramobim: Agricultores previamente cadastrados, estão recebendo essa semana do escritório da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de Quixeramobim, manivas de mandioca para o plantio em terras de agricultura familiar, por meio do programa Hora de Plantar. De acordo com a Ematerce foram enviadas ao município o equivalente a 100 metros cúbicos de mandioca, conhecida popularmente como macaxeira.

De acordo com a Ematerce, a quantidade de manivas distribuídas deverá ser distribuída a cerca de 30 famílias de agricultores familiares residentes em Quixeramobim, principalmente na zona rural. Deste quantitativo os técnicos da empresa estimam que será possível plantar uma área total de 20 hectares de mandioca. “Espera-se obter, nesta área, uma produção de 400 toneladas de raízes, ou seja, uma produtividade de 20 toneladas/hectare, já que a semente maniva distribuída pelo programa Hora de Plantar é de ótima qualidade fitossanitária e produtividade satisfatória”, afirmou a Ematerce.

Os agricultores que possuem o direito a receber as unidades de maniva, são previamente cadastrados. Eles atuam no ramo da agricultura familiar e são constantemente orientados através dos técnicos da Ematerce para otimizar a produção, que serve tanto para o alimento como par a venda, gerando renda.

O programa Hora de Plantar foi instituído pelo Governo do Estado/Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA e executado pela Ematerce, em convênio com as Secretarias Municipais de Agricultura e Sindicatos Rurais. A Ematerce é responsável em orientar aos agricultores beneficiados sobre as técnicas de plantio e tratos culturais.

Atualmente em sua 34ª edição, o Hora de Plantar está distribuindo 3.410 toneladas de sementes selecionadas de feijão caupi, milho hibrido e variedade, sorgo forrageiro, mudas de cajueiro anão precoce, mudas de frutíferas, manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira e mudas florestais. Em 2021, o Programa atenderá a 150 mil agricultores familiares, investindo recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza- Fecop-, no montante de R$ 19 milhões. O Hora de Plantar atende à demanda de 182 municípios do estado.