Problema na substação da Chesf em Banabuiú pode ter causado ‘apagão’ em cerca de 40 cidades

compartilhar no:
Problema na substação de Banabuiú pode ter causado o blecaute em cerca de 40 cidades (foto: divulgação)

O apagão que deixou às escuras as cidades do Sertão Central não se restringiu apenas aos 18 municípios da região. Conforme a Enel um problema na subestação da Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (Chesf) na cidade de Banabuiú causou o desligamento de energia em outras três regiões, podendo ter afetado cerca de 40 cidades.

Em nota a Enel esclarece que “uma falha em uma linha de transmissão causou o desligamento da subestação Banabuiú, de responsabilidade da Chesf, afetando as regiões Centro Sul, Centro Norte e Leste do estado”. Os relatos que se multiplicaram através das redes sociais ainda na noite de segunda-feira (1°) vão de encontro com o teor da nota da Enel.

Moradores de cidades como Santa Quitéria, Tamboril e Crateús relataram a suspensão no fornecimento de energia. Se consideradas todas as cidades do Sertão Central que foram atingidas pelo “apagão”, mais as cidades das três regiões citadas pela empresa de energia elétrica, chega-se a uma média de 40 municípios que podem ter sido prejudicadas com o problema.

“Rapidamente técnicos da Enel iniciaram os trabalhos de transferências de carga e o serviço foi restabelecido totalmente as 21h26”, completa a nota.

Ainda na noite de segunda, a Chesf havia emitido uma nota exclusiva ao Revista Central onde confirmava que o problema que causou o blecaute momentâneo, teria iniciado na subestação que fica no município de Banabuiú. “A Chesf informa a ocorrência de um desligamento na subestação de Banabuiú, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira, às 19h25. As equipes prontamente identificaram a falha, corrigiram, e o reestabelecimento das cargas se deu às 19h46, com a normalização total do fornecimento às 19h51”.

No momento da queda de energia na subestação da Chesf chovia muito na cidade de Banabuiú, mas não é possível relacionar a chuva ou a ocorrência de algum fenômeno durante o momento em que estava chovendo, como raios, com o apagão.