Primeiro dia do início da quadra chuvosa registra chuva em 133 municípios do Ceará

Chuva na cidade de Caridade nas últimas horas foi a maior do Sertão Central (Foto: Vitório Vitório/reprodução facebook)

O primeiro dia do mês de março, mês que abre oficialmente o período da quadra chuvosa no estado, começou com muita chuva. De acordo com o balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até às sete da manhã desta segunda-feira (1°) foram registradas chuvas em 133 municípios do Ceará.

A maior das chuvas foi na cidade de Cascavel, na região litorânea do estado, com 110 mm. Beberibe, também na mesma macrorregião, aparece em seguida, com 103 mm. Potengi aparece em terceiro lugar, com uma chuva de 98 mm. As informações oficiais são fechadas pela Funceme ao meio-dia, portanto o número ainda pode variar.

As outras maiores chuvas do dia foram registradas em São Gonçalo do Amarante, Fortim, Horizonte, Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca. Na região Central do estado choveu em 12 dos 18 municípios que compõem a região. A maior delas foi em Caridade, com 39 mm. Canindé, cidade vizinha, aparece logo em seguida com 30 mm. Quixadá e Quixeramobim, as maiores cidades da região, foram justamente as que registraram as menores chuvas: 5 mm e 4.2 mm, respectivamente.

Se comparado com o primeiro de março de 2021, o primeiro de março deste ano registrou mais municípios com chuva. No ano passado, nesta mesma data a Funceme tinha computado chuvas em apenas 105 cidades e a maior delas havia sido na região Central, em Paramoti, com 119 mm.

De acordo com o órgão de meteorologia cearense a previsão do tempo para esta segunda-feira é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.