Presidente da Funceme reforça inverno fraco e diz que abril terá chuvas ainda menores

compartilhar no:
Eduardo Martins, presidente da Funceme: ele alertou que o inverno a partir de abril ficará ainda pior (Foto: funceme)

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia, Eduardo Martins, antecipou em uma reunião com empresários do setor agro, o reforço à previsão que o órgão de meteorologia já havia feito: o período chuvoso no Ceará será ruim, com chuvas bem abaixo da média e do que seria esperado. A informação foi divulgada com exclusividade pelo jornalista Egídio Serpa.

Egídio cobre há anos os bastidores da indústria agropecuária no Ceará e tem fontes confiáveis que sempre lhe renderam o acesso à informações em primeira mão. De acordo com o jornalista os detalhes teriam sido ditos por Martins num encontro na última segunda-feira (22). O presidente da Funceme teria afirmado que o ano de 2021 seria semelhante ao de 2012, com chuvas abaixo da média histórica.

Ainda na reunião Eduardo Martins também teria confirmado o prognóstico específico para o mês de abril: chuvas abaixo da média, com menos chuva do que o próprio mês de março que está terminando.

Na última semana de fevereiro o órgão meteorológico estadual divulgou seu balanço anual com a previsão para o trimestre de chuvas no Ceará, que vai de março a maio. O prognóstico climático para o trimestre indica 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno da normalidade e ainda 10% de chances do acumulado total ser acima da média histórica.