Prefeitura de Boa Viagem entrega seis novos equipamentos para auxiliar pacientes com Covid-19

compartilhar no:
O ato de entrega contou com a presença do Prefeito Regis Carneiro, Secretária de Saúde Kenia Pascoa e Diretora do Hospital, Enedina Lima. Foto: divulgação

 

Boa Viagem: A Prefeitura entregou nesta terça-feira (30) no prédio da UPAM, 06 novos aparelhos que auxiliam na respiração de pacientes, em especial, acometidos por covid-19.

O ato de entrega contou com a presença do Prefeito Regis Carneiro, Secretária de Saúde Kenia Pascoa e Diretora do Hospital, Enedina Lima. Os médicos Dr. Gutemberg Mendes e Dr. Ajalon Mota acompanharam o evento restrito e demonstraram a importância da chegada dos 05 novos respiradores e 01 ventilador pulmonar.

SOBRE OS EQUIPAMENTOS

Os ventiladores mecânicos se tornaram uma peça-chave na pandemia de Covid-19 não por tratarem ou curarem os pacientes, mas por dar a eles o suporte necessário enquanto se recuperam da doença.

Em casos graves, o vírus causa estrago nos pulmões de pacientes, o que prejudica a troca de gases. Respirar se torna mais difícil, tanto que a falta de ar ou o fôlego curto são um dos principais sinais de alerta de que a situação pode se complicar.

A falta de oxigênio pode levar à falência dos órgãos e à morte, e aí entram os ventiladores — eles fazem o trabalho da respiração pelo paciente, até que o sistema imunológico reaja e combata o vírus.

USO EM GERAL

Segundo o Médico Dr. Gutemberg Mendes os equipamentos são prioritários neste momento de pandemia para atender pacientes com covid-19 que apresentem a necessidade do uso. Contudo, não necessariamente são usados exclusivamente para a covid-19, o médico explica que pessoas acidentadas, alvejadas com tiro em pulmão ou corte perfurante podem fazer uso, além das que sofrem de problemas respiratórios.

09 EQUIPAMENTOS EM 19 DIAS

Com a nova remessa, o município já contabilizou a chegada de 09 aparelhos para a saúde, conforme o gestor do município, a ação faz parte de uma parceria entre a CSAM, Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

Com informações do Portal SertNews