Por causa da Covid-19, Pentecoste é o quinto município do interior a decretar lockdown

compartilhar no:
Cidade de Pentecoste é a quinta do estado a decretar lockdown como medida contra a Covid-19 (foto: divulgação)

O município de Pentecoste, no Vale do Curu, irá decretar lockdown durante quatro dias como medida rígida para controle da pandemia e combate ao coronavírus. A informação foi confirmada através de um decreto do município, quejá está em vigor desde a última terça-feira (2). Fora os serviços essenciais, nenhum estabelecimento ou iniciativa poderá funcionar na cidade durante o prazo de 72 horas.

As medidas foram decididas pelo prefeito da cidade, João Bosco Pessoa Tabosa. De forma estratégica, o lockdown passará a valer somente no período do fim de semana, quando normalmente a circulação de pessoas e as chances de descumprimento ao decreto são maiores. A medida será válida a partir das 6h30 de sexta-feira (5) e segue até às 6h30 da segunda-feira (8).

“No período fica estabelecido lockdown, não podendo funcionar nenhuma atividade”. O decreto prevê apenas a flexibilização para o funcionamento das atividades tidas como essenciais, como farmácias, hospitais e unidades de saúde e clínicas, serviços funerários, de imprensa e postos de combustível. Os supermercados poderão funcionar mas de portas baixas, apenas fazendo entrega de compras por delivery.

Em Pentecostes também não será permitido o funcionamento de atividades religiosas em templos e igrejaas. Mesmo que consideradas essenciais, a prefeitura e a Secretaria de Saúde entenderam que os ambientes possuem alto índice de propagação devido serem locais fechados. As visitas aos pacientes que estejam internados no Hospital da cidade e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foram suspensas.

Pentecostes é a quinta cidade do Ceará que decreta lockown após o severo agravo no quadro da pandemia. Antes, as cidades de Mombaça (a primeira a decretar a medida), Meruoca, Santa Quitéria e Palhano já tinham decretado. Esta última foi uma das que decidiram recentemente pelo lockdown. A medida é vista como rígida por prefeitos de algumas cidades que prevêem um impacto econômico negativo na economia local.

Na noite de ontem o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou um lockdown de 14 dias na Capital. Funcionarão apenas so serviços considerados essenciais. Camilo anunciou a medida durante uma live, ao lado do secretário de saúde do estado, Dr. Cabeto, e do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Camilo disse considerar o aumento no número de ocupação de leitos em um período curto, o que gera preocupação com o colapso na rede pública de saúde. Ele também orientou aos demais municípios que decretem a medida.