Polícia apura sumiço de 20 doses da CoronaVac de posto de saúde em Canindé

compartilhar no:
Dois frascos contendo 20 doses sumiram de um posto de saúde e investigação foi aberta para encontrar os envolvidos (Foto: Governo de São Paulo)

Sertões de Canindé: A Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé (DRPC) está apurando o sumiço de dois frascos contendo 20 doses da CoronaVac de um posto de saúde do Centro de Canindé. O suposto furto teria ocorrido no último dia 22 de fevereiro e após ter sido informado à Prefeitura pela Secretaria de Saúde, passou a ser alvo de uma investigação da Polícia. A informação é do jornal Diário do Nordeste.

Conforme a reportagem, as doses teriam sumido do Centro de Saúde Chico Campos, que fica no Centro. Um total de 14 pessoas já teriam prestado depoimento acerca do fato, entre elas profissionais de saúde, servidores do setor administrativo, como recepcionistas e até zeladores. O delegado titular da DRPC de Canindé, Aragão Mota, disse que já um suspeito na linha de investigação.

O furto dos dois frascos com as doses teria ocorrido mediante um fato inusitado. De acordo com a reportagem, no dia 20 de fevereiro uma pane de energia no Centro de Saúde Chico Campos teria motivado um novo método de organização entre as profissionais responsáveis pela segurança da Sala de Vacinação, onde fica o freezer com as doses: elas passariam a deixar a chave da sala na recepção, um local onde “todos os trabalhadores” do local teriam acesso.

O delegado ainda confirmou ao Diário do Nordeste que, durante o depoimento, as profissionais teriam confessado que havia uma preocupação em resguardar o local em prol de garantir a segurança das doses, e assegurar que ninguém que não fosse autorizado, pudesse pegar as doses. Mas com as chaves deixadas na recepção, o controle do acesso à sala de vacinação ficou impossível. E no dia 22 de fevereiro, ao fazerem uma contagem do material, foi comprovado o furto. A suspeita é que o crime tenha ocorrido após o fim do expediente no Centro de Saúde, já que antes de irem embora, as funcionárias ainda fizeram uma recontagem das doses armazenadas e tudo estava devidamente correto.

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, em entrevista ao jornal, detalhou que aguarda a investigação do caso com preocupação. O crime está sendo apurado. Uma perícia na porta da sala e imagens de câmeras de segurança do entorno do endereço onde funciona o prédio, estão entre os procedimentos já adotados pela DRPC. Ninguém foi preso.