HRSC tem apenas um leito de UTI disponível e sistema pode entrar em colapso nas próximas horas

compartilhar no:
49 dos 50 leitos do HRSC estão ocupados por pacientes em estado grave com Covid-19 (Foto: Governo do Estado)

Quixeramobim: Mais uma vez, a exemplo do que já tinha ocorrido semanas antes, a cena se repete: a ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para pacientes em estado grave em decorrência da Covid-19, pode colapsar nas próximas horas. Dos 50 leitos de UTI disponibilizados no Hospital Regional do Sertão Central, apenas um estaria sem ocupação.

Os dados foram fornecidos pela plataforma IntegraSUS e considera a atualização ocorrida até a tarde desta quarta-feira (10). As informações são atualizadas sempre às 10h e no meio da tarde. É possível, portanto, que na atualização das próximas horas o leito apareça nos dados como já ocupado. Se isso ocorrer nas próximas horas, as vagas de UTI para atendimento no Sertão Central entrarão em colapso.

Em porcentagem, os números significam que 98% das vagas de UTI na região estão ocupadas. O cenário que se desenha nas próximas horas no HRSC é o mesmo que tem se multiplicado pelos hospitais dos demais estados país afora. A grave situação da pandemia tem provocado um aumento nas taxas de internações e de pacientes em estado grave, que terminam por necessitar de um acompanhamento através de UTI.

O IntegraSUS ainda mostra que existe um paciente internado em estado grave na UPA de Quixeramobim fazendo uso de ventilação mecânica. No HRSC dos 58 leitos de enfermaria que a unidade dispõe, apenas oito estão desocupados.