Falha na subestação da Chesf de Banabuiú gerou ‘apagão’ nesta segunda (1°), na região Central do Ceará

compartilhar no:
Ruas de Quixadá, a exemplo de vários outros municípios, ficaram às escuras com o blecaute na região (Foto: Gabriel Damasceno)

Região Central: Um problema na subestação da Companhia Hidroelétrica de São Francisco (Chesf) que fica no município de Banabuiú, pode ter sido responsável por um “apagão” em quase toda a região Central do Ceará. O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (1°) e foi relatado por vários leitores e seguidores do Revista Central em várias cidades. Chovia no momento em que a energia teve o fornecimento interrompido.

O apagão foi registrado através de fotos e relatos em áudio de moradores de diferentes cidades, através do Facebook e de grupos de WhatsApp. Quixadá, Banabuiú, Choró, Boa Viagem, Senador Pompeu, Pedra Branca, Ibaretama, Solonópole, entre outros municípios, estão entre as cidades relatadas pelos moradores que ficaram sem energia.

Caso se confirme, é possível que o blecaute momentâneo tenha também atingido outras cidades, como Santa Quitéria, Oros, Morada Nova e Tamboril, que também ficaram no escuro momentaneamente. O fornecimento da luz voltou gradativamente cerca de meia hora depois.

O Revista Central procurou a Chesf que emitiu uma nota oficial, confirmando uma falha na subestação da Companhia em Banabuiú, o que teria provocado o desligamento. “A Chesf informa a ocorrência de um desligamento na subestação de Banabuiú, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira, às 19h25. As equipes prontamente identificaram a falha, corrigiram, e o reestabelecimento das cargas se deu às 19h46, com a normalização total do fornecimento às 19h51“.

O site buscou saber o que teria provocado o desligamento, mas a empresa se limitou a responder apenas através da nota. Também buscamos a informação detalhada de quantas cidades tinham sido afetadas. A Chesf informou que essa informação poderia ser fornecida pela Enel. Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

No momento da queda de energia na subestação da Chesf chovia muito na cidade de Banabuiú, mas não é possível relacionar a chuva ou a ocorrência de algum fenômeno durante o momento em que estava chovendo, como raios, com o apagão.