Estudo aponta que ‘pico’ da transmissão do coronavírus em Mombaça começa hoje e vai até dia 21

compartilhar no:
Prefeito fez mais uma live para anunciar o lockdown no município após estudo apontar fase de pico da transmissão por 11 dias (Foto: reprodução)

Região Central: Se a situação em Mombaça, no Sertão Central, já era considerada grave, estudiosos prevêem que ela deve piorar: um estudo encomendado a especialistas que estariam atuando na linha de frente no combate à pandemia, apontou que Mombaça deverá começar nesta quarta-feira (10) o período de pico de transmissão do vírus responsável pela Covid-19, e se extende até o próximo dia 21 de março, ou seja, duraria 11 dias.

A informação foi confirmada pelo prefeito de Mombaça, Orlando Filho, durante uma live em suas redes sociais, onde anunciou detalhes sobre o plano de enfrentamento da pandemia no município. O estudo técnico realizado com base nos índices do coronavírus em Mombaça mostrou que pelos próximos 11 dias, a chance de transmissão do vírus e, por consequência, a facilidade de que mais pessoas sejam infecatadas, será ainda maior.

Levando em consideração essas informações técnicas, Orlando Filho voltou a decretar lockdown em Mombaça. As medidas possuem validade a partir desta quarta e seguem até às 23h59 do próximo dia 21 de março. No período, bares, templos, igrejas e demais instituições religiosas; academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares; além de estabelecimentos de ensino para atividades presenciais não poderão funcionar. Feiras e exposições, assim como festas ou eventos de qualquer natureza também estão suspensas.

Ruas de Mombaça ficaram sem nenhum movimento no fim de semana (Fotos: divulgação)

Padarias, poderão abrir mas sem permitir clientes em consumo interno. Laboratórios de saúde particular só poderão realizar coletas. As consultas estão proibidas nas clínicas, exceto em casos de urgência. Os lava-jatos poderão funcionar apenas paara atender os carros da Secretaria de Saúde e dos órgãos de segurança. Hotéis e pousadas só poderão receber 50% de sua capacidade, sob pena de multa.

Até o dia 21 de março, os bancos estarão fechados e conforme o novo decreto, nem mesmo os caixas eletrônicos poderão funcionar. Será permitido o trabalho interno apenas para recebimento de malotes. Carros de horário podem transitar, desde que os passageiros estejam obedecendo as medidas de segurança. Sem restrições, estarão funcionando apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os hospitais, farmácias, postos de combustível e os serviços de limpeza urbana.

Mombaça foi o primeiro município do Sertão Central e também o primeiro do Ceará a decretar o lockdown, ainda em fevereiro. A medida foi decidida pelo prefeito depois que 75 casos tinham sido confirmados em apenas 24 horas e cinco óbitos tinham sido registrados. Ele detalhou a informação, na época, durante uma live. Na transmissão de ontem, Orlando Filho pediu consciência da população.

Nas últimas 24 horas uma nova série de mortes foram confirmadas em Mombaça. Quatro pacientes naturais da cidade que estariam em tratamento em leitos de UTI nos hospitais da região e da Capital não resistiram. Um outro pacientes teria morrido em um hospital do município, após a central de regulação não encontrar vagas de UTI nos hospitais da rede estadual de saúde que pudesse oferecer o suporte necessário.