Empresa suspende fornecimento de oxigênio em Madalena após não dar conta da alta demanda

compartilhar no:
Empresa comunicpu que interrompeu fornecimento de oxigênio à prefeitura do município (Foto: divulgação)

Região Central: Caso não encontre uma solução remediável a tempo, a cidade de Madalena poderá sofrer os desgastes da crise provocada pelo desabastecimento de gás oxigênio, superutilizado neste período de pandemia em função da gravidade de pacientes acometidos com o coronavírus. Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (15) a empresa A & G Gases afirmou que poderá interromper o fornecimento de gás oxigênio por conta do baixo estoque. A Prefeitura de Madalena possui contrato com a empresa.

A informação foi confirmada pela própria empresa, no texto do comunicado, bem como pela equipe do Portal Revista Central, que acessou o portal da transparência e verificou a validade do contrato do município com a A & G. No texto, a empresa cita além de Madalena, outros municípios ao explicar as razões pelas quais diz que a partir dessa semana, não vai mais conseguir manter o compromisso de garantir o abastecimento de oxigênio às cidades.

“O agravamento da situação vivenciada em todo o país, em especial no Ceará, ocasiona a presente crise de abastecimento, poruanto os fornecedores locais estão com sua capacidade de envase totalmente comprometida, não conseguindo suportar a crescente diária na demanda oriunda dos municípios”, esclareceu a A & G Gases.

No decorrer do texto eles ainda explicam que desde o início da pandemia, vem trabalhando para adquirir os insumos nmecessários para manter o abastecimento de oxigênio. Mas detalha que nesta segunda onda, a depanda por insumos cresceu consideravelmente, atingindo um aumento de até quatro vezes mais recursos. “Nossos atuais fornecedores não estão sendo capazes de suprir a crescente demanda”.

Ao fim a empresa transparece que “diante do exposto (…) não terá mais condições de prover o regular abastecimento a todos os municípios atendidos, em decorrência da carência de gás oxigênio medicinal, motivo pelo qual comunica, desde logo, que interromperã o abastecimento a partir da referida data”.

A situação evidencia um cenário preocupante que se desenha na cidade de Madalena. A falta de abastecimento poderá provocar na procura urgente por outros municípios que possam ajudar na demanda pelo gás, ou ainda que outro processo de compra seja realizado, obedecendo os trâmites legais, o que pode levar tempo. A Prefeitura de Madalena, até o fechamento deste texto, ainda não tinha se pronunciado oficialmente sobre o assunto.