Diocese de Quixadá divulga orientações de segurança contra Covid-19 durante a Semana Santa

compartilhar no:
Dom Angelo Pignoli: desde 2007, bispo da Diocese de Quixadá

Quixadá: A Diocese de Quixadá divulgou um documento, assinado pelo Bispo de Quixadá Dom Ângelo Pignoli, com orientações e medidas de segurança a serem tomadas durante as celebrações litúrgicas da semana santa. As recomendações impostas para as missas em todas as paróquias do Sertão Central abarcadas pela Diocese, levam em consideração os riscos da pandemia causada pelo coronavírus.

Contendo três páginas, o documento fala sobre a necessidade de garantir a segurança para todos neste momento tão delicado, e faz alterações nas formas tradicionais do ritual litúrgico das missas no período que antecede o domingo de páscoa. “Novamente a Semana Santa será celebrada no contexto da pandemia da COVID – 19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. Essas exigências sanitárias interferem de maneira extraordinária no modo de bem celebrarmos esses sagrados dias”, diz o documento assinado por Dom Ângelo.

Em função do isolamento social rígico, imposto pelo Governo do Estado, as celebrações não poderão conter a presença de fiéis. O documento assinala que o público que poderá se fazer presente nas paróquias, são somente os que formam o coral e ainda a equipe de leitores, bem como os profissionais da Pastoral da Comunicação, que farão a transmissão das celebrações. Os fiés foram orientados a assistir e acompanhar as missas através dos meios digitais.

O Revista Central preparou um resumo, considerando o documento divulgado pela Diocese, com as mudanças nas principais celebrações da Semana Santa. Confira:

Domingo de Ramos: não haverá procissão. As celebrações acontecem dentro da igreja e os ramos serão benzidos com água benta para, sem seguida, ficarem a disposição dos fiéis para que possam levar para casa.

Missa da Ceia do Senhor: não haverá a solenidade do lava pés e, conforme a recomendação expressa, não poderá haver exposição do ostensório.

Adoração da Santa Cruz: nessa missa o beijo da cruz fica suspendo por parte dos fiéis. Apenas o sacerdote poderá beijar o objeto sacro em representação a todos os demais.

Domingo de Páscoa: ao meio-dia as paróquias da Diocese de Quixadá deverão tocar o sino, como forma simbólica de anunciar o período pregado pelo catolicismo de ressureição de Cristo.