Dia de São José em 2021 teve chuvas em mais municípios do que no ano passado

compartilhar no:
Chuva no estado no feriado deste ano foi maior do que no feriado do ano passado (Foto: arquivo RC)

Um levantamento feito pelo portal Revista Central comprovou que no dia de São José deste ano, choveu em mais cidades do que na data do santo comemorada em 2020. Mas em compensação, os dias seguintes foram de chuvas com menos intensidade e menor quantidade nos municípios do estado este ano, se comparado com as chuvas nos dias após a data de São José no ano passado.

As informações foram levantadas no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados também reforçam a crendice popular alimentada há anos pela fé e a tradição sertaneja, de que caso chova em dia de São José no Ceará, a tendência é que o restante do período de inverno seja de boas chuvas e de muita fartura no campo.

Comparados, os anos de 2021 e 2020 trazem duas peculiaridades. Em ambas as datas choveu no dia de São José, 19 de março. Mas este ano, na data do santo padroeiro do Ceará, o total de municípios com chuva foi maior: 118 cidades registraram precipitações no último dia 19, enquanto na mesma data do ano passado, foram 108 municípios com chuva. Este ano, no entanto, a maior chuva do dia não passou dos 82 mm, em Abaiara. Já em 2020 a chuva de 19 de março maior registrada atingiu a marca de 102 mm, na cidade de Iracema.

Nos dois anos, nenhuma das dez maiores chuvas computadas pela Funceme foi em municípios do Sertão Central. Na data do feriado em alusão ao santo este ano, a chuva banhou 10 municípios do Sertão Central, enquanto no ano passado foram 13.

Os dias que se passaram após a data de São José registraram menos chuvas do que o período de três dias seguintes ao 19 de março de 2020. No dia 20 de março último, a chuva continuou em 67 cidades, enquanto na mesma data do ano passado, foram em 123 municípios. No último dia 21 a chuva continuou em 80 cidades. No 21 de março de 2020 foram 99 cidades com chuva.

Ontem os dados da Funceme apontaram a ocorrência de chuvas em apenas 92 municípios. Essas informações reforçam uma outra previsão feita pela Funceme no final de janeiro: a quadra chuvosa de 2021 tende a ser abaixo da média. Fenômenos climáticos e meteorológicos poderiam estar comprometendo o rendimento das chuvas este ano.