Dia de São José deve ser com chuva em todas as macrorregiões do Ceará, aponta Funceme

compartilhar no:
Tradição é de que chuva no dia 19 de março representaria fartura na colhieta ao longo de todo o ano (Foto: Júnior BK)

Reza a tradição que, caso se chover no dia 19 de março, data em que o Ceará celebra o dia de São José, o inverno tende a ser bom. Do contrário, o período chuvoso não é dos melhores. Pois a depender das previsões feitas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deve chover em todas as macrorregiões do estado nesta sexta-feira.

De acordo com o órgão cearense de meteorologia, “a tendência é que os principais acumulados ocorram nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Jaguaribana. Para estas, a previsão é de eventos de chuva, ou seja, expectativa de registros em mais de 50% dos seus territórios”.

“Já para o Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e ainda no Sertão Central e Inhamuns, a tendência é de chuvas isoladas. Naquelas situadas mais ao norte do Estado, os acumulados deverão se concentrar entre madrugada e manhã”, completou a Funceme.

A tradição relacionada ao Dia de São José é centenária. Os agricultores levão tão a sério esse costume que muitos costumam acordar ainda na madrugada, no virar de um dia para outro, para ir ao roçado e fazer correntes de oração. A crença é de que a colheita se torna farta por todo o resto do ano caso a chuva venha no dia do padroeiro cearense.

O boletim da Funceme sobre o balanço das chuvas é sempre produzido considerando o intervalo de 24 horas, compreendido entre as sete da manhã do dia anterior, até às sete da manhã do dia atual. Dentro deste período, há chuvas que possam ter ocorrido ainda na madrugada, o que já seria o dia de São José. Até o momento a funceme computou chuva em 59 municípios do Ceará, sendo as três maiores em Abaiara, com 825 mm, e Coreaú e Assaré, ambos com 58 mm.