Após recomendação do MPCE, município de Madalena passa a informar estoque de oxigênio hospitalar

compartilhar no:
O Município enviou os esclarecimentos através de ofício encaminhado nesta sexta-feira. Foto: divulgação

Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Prefeitura de Madalena informou à Promotoria de Justiça de Madalena dados sobre o atual estoque de oxigênio hospitalar nas unidades de saúde do município, além de informações sobre os demais insumos, inclusive de sedação e kit intubação, bem como sobre os equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19. O Município enviou os esclarecimentos através de ofício encaminhado nesta sexta-feira (05/03) ao MPCE, atendendo recomendação expedida pela Promotoria.

Em relação ao estoque de oxigênio, o ente municipal afirmou que o Hospital e Maternidade Mãe Totonha dispõe de 20 balas de oxigênio, sendo suficiente para 10 dias, considerando a demanda atual. Além disso, foi relatado que o controle de oxigênio é feito diariamente na troca de plantões, sendo verificada a quantidade em estoque. Assim, quando o quantitativo está próximo a 50%, a situação é notificada à Secretaria de Saúde para requisição do reabastecimento junto à empresa fornecedora do insumo. O uso de oxigênio por pacientes só é feito, mediante solicitação médica, não havendo disponibilização de estoque nas unidades de saúde, estando disponível apenas no Hospital, onde é feito o controle.

O Município de Madalena expôs que possui quantidade suficiente para 30 dias de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos, injetáveis para sedação, injetáveis usados em pacientes com Covid, injetáveis utilizados em paradas cardiorrespiratórias e material para intubação. A Prefeitura esclareceu que o controle dos EPIs é feito pela direção do Hospital e o controle dos insumos e injetáveis, pela farmácia do Hospital e de acordo com solicitação médica. Também foi explicado que a Prefeitura dispõe de ambulância Semi-UTI equipada com oxigênio, aspirador, oxímetro e medicações. Quando o veículo é solicitado para transferência, possui equipe com condutor, técnico e enfermeiro. O Município informou, ainda, que não dispõe de capacete elmo nem de capacete de respiração assistida.