11 cidades do Sertão Central assinam documento que pede compra direta da vacina contra Covid-19

compartilhar no:
Frasco rotulado como vacina contra Covid-19 em foto de ilustração
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Nas últimas 24 horas, subiu para 11 o número de municípios do Sertão Central que, através de seus respectivos prefeitos, aderiram a um consórcio formado nacionalmente, com a intenção de realizar a compra direta de doses da vacina contra a Covid-19. O número representa mais da metade das cidades da região. O percentual foi divulgado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que está liderando a iniciativa.

O objetivo da FNP é desburocatizar a compra de doses dos imunizantes, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não seja cumprido ou da forma que esteja executado, traga prejuízos para as cidades. Qualquer município pode aderir à lista de cidades que demonstrarão o interesse da compra, no entanto, como a compra será feita com recursos do município, a proposta precisa ser votada e aprovada pela Câmara de Vereadores de cada cidade, uma vez que a casa legislativa fiscaliza os recursos municipais.

Conforme os dados levantados pela FNP as cidades do Sertão Central que já assinaram o termo de intenção de compra foram: Boa Viagem, Senador Pompeu, Caridade, Piquet Carneiro, Milhã, Paramoti, Solonópole, Madalena, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixadá e Pedra Branca. Ainda não demonstraram interesse na compra das vacinas: Banabuiú, Choró, Canindé, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira e Quixeramobim.

Ontem, o Revista Central mostrou que Alan Macedo foi um dos primeiros prefeitos do Ceará a aderirem à proposta. Regis Carneiro, de Boa Viagem, também havia integrado a FNP nesta terça-feira (2). Uma das mais recentes adesões foi a de Quixadá, onde os números da pandemia tem crescido e demonstrado a necessidade de medidas que possam frear o avanço da pandemia.

Ricardo Silveira assinou o documento e enfatizou que tem lutado para que as vacinas possam chegar o mais rápido possível para a população. “Nossa intenção é fazer com que as vacinas cheguem o mais rápido possível a toda a população quixadaense. Temos que ter muita responsabilidade no combate a pandemia em nosso município. Não é mais concebível que tantas vidas sejam perdidas em decorrência dessa terrível doença, então, o que estiver ao meu alcance, irei buscar todas as alternativas possíveis para garantir a vacinação a cada cidadão de nosso município”, disse.

Atualmente mais de 650 municípios de todo o País já assinaram o documento de pretenção da compra direta de doses da vacina contra o coronavírus. A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) tem recomendado aos municípios que participem da iniciativa e está garantindo apoio aos prefeitos dos municípios cearenses no processo de compra.