Ursa que era mantida no zoológico de Canindé adoeçe e agora faz tratamento para artrose

compartilhar no:
Ursa Mirrar, que até então era batizada de Kátia, faz tratamento para artrose em um santuário de animais em SP (Foto: divulgação)

Você lembra da ursa Kátia, que até 2019 era mantida no Zoológico de Canindé no Sertão Central? Depois de ser transferida para um novo espaço especialmente paara criação de animais, a ursa estaria doente e tratando graves crises de artrose, o que pode prejudicar sua saúde e comprometer seus próximos anos de vida. A informação foi confirmada pelo site G1.

Batizada com o novo nome de Mizar, a então ursa Kátia estaria sendo submetida a sessões de hidroginástica como forma de compôr um tratamento que poderá lhe trazer mais alívio nas dores causadas pela artrose. A ursa já é idosa, passou boa parte de sua vida sendo mantida por um circo fazendo apresentações. Por isso, o problema pode comprometer o rendimento de seus próximos anos de vida.

“Logo no início, nós percebemos certa dificuldade para se locomover, para se sentar e até mesmo se levantar. Observamos dores na coluna e provavelmente artrose em várias articulações. A terapia da Mizar ela é multidisciplinar e consiste em medicamentos para controle da dor, exercício para fortalecimento da musculatura, suplementos alimentares diversos, inclusive para artrose”, explicou a veterinária responsável pelas atividades, Carla Spechoto Mariano, ao G1.

Mizar (Ou kátia para os cearenses) vive atualmente com o urso Dimas em um santuário construído especialmente para a manutenção de animais ameaçados e apreendidos através de ações do Ibama. Dimas, por sinal, assim como Mizar, também ganhou um outro nome: agora ele atende por Verrú. O espaço fica na cidade paulista de Joanópolis, em uma montanhosa em meio a mata, o que proporciona uma temperatura mais agradável.

Mizar e Verrú (que antes eram chamados de Dimas e Kátia), eram abrigados no Santuário Franciscano de Canindé, mas a permanência dos animais no local chamou a atenção da defensora animal Luisa Mel, que entrou com uma ação na justiça requerendo a transferência dos animais. Ela ganhou a causa mantida contra o Santuário de Canindé, na época, responsável pelos dois ursos e no fim de agosto de 2019 eles foram transportados para São Paulo.