Talento: Alunos do IFCE Quixadá são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

compartilhar no:
campus_IFCE_revista_central_
Campus do UFCE de Quixadá

Educação: O resultado da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) divulgado nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, encheu de orgulho professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ao todo nossos estudantes conquistaram 7 medalhas e 22 menções honrosas na edição de 2020 da olimpíada. Os campi medalhistas foram Juazeiro de Norte (1 medalha de ouro e 2 de bronze), Itapipoca (3 medalhas de prata) e Quixadá (1 medalha de bronze).

Para Sebastião Vasconcelos, professor e responsável pela ONC no campus de Itapipoca, o resultado é muito positivo para o IFCE e evidencia o potencial dos estudantes dos cursos integrados e concomitantes em olimpíadas científicas. A última edição da ONC foi muito atípica por causa da pandemia do novo coronavírus, sendo que as provas de ambas as fases tiveram de ser aplicadas de forma online e em pleno período de isolamento social, fatores que dificultaram a preparação dos estudantes. Por isso que o resultado obtido é tão significativo, destaca o docente.

A ONC é a maior olimpíada multidisciplinar do Brasil, envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A competição é organizada pela Universidade Federal do Piauí em parceria com diversas instituições científicas e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Na edição de 2020 foram mais de 2 milhões de inscritos em todo país. A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada pelos organizadores.

Medalha de ouro:
Letícia Vieira da Silva (Juazeiro do Norte)

Medalhas de prata:
Lívia Sousa Cunha (Itapipoca)
Enzo Vidoti Marinho    (Itapipoca)
Laysa Maria Nascimento Lima (Itapipoca)

Medalhas de bronze:
Amanda Kasat Baltor    (Juazeiro do Norte)
Maarcos Vinícius Tomás Olegário (Juazeiro do Norte)
Said Cavalcante Rodrigues (Quixadá)

 Resultados oficiais disponibilizados em <https://resultado.onciencias.org/

(Com informações do professor Sebastião Junior Teixeira Vasconcelos)