Santa Quitéria torna-se segunda cidade do Ceará a decretar lockdown para conter Covid-19

compartilhar no:
Prefeito José Braga Cardozo anunciou as medidas restritivas durante live na noite de quarta (24) (Foto: reprodução)

Depois de Mombaça agora a cidade de Santa Quitéria, na região Norte do estado, decretou o lockdown no município a partir da meia-noite desta quinta-feira (25), como forma de controlar o avanço de casos da Covid-19. Embora as medidas sejam menos rígidas do que em Mombaça, em Santa Quitéria o decreto vale por uma semana.

Os detalhes sobre o decreto com as medidas do lockdown foram detalhados durante uma transmissão na noite desta quarta-feira (24) pelo prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo. Ao lado da vice-prefeita Lígia Potásio e do secretário de saúde Adeílton Mendonça. O prefeito ressaltou a necessidade das medidas frente ao aumento alarmante de casos na cidade.

Está proibido na cidade o funcionamento presencial em bares, restaurantes e lanchonetes, galerias ou centros comerciais, feiras e comércios ambulantes, além de visitas a lagoas, rios, piscinas públicas ou qualquer outro local que favoreça à aglomeração de pessoas. O decreto também estabeleceu a proibição de transportes intermunicipais de vans ou micro-ônibus, sejam eles regulares ou não.

As fábricas e indústrias devem estar fechadas pelos próximos sete dias. No lockdown de Santa Quitéria os supermercados e mercantis poderão funcionar, mas restringindo o atendimento apenas a cinco pessoas de cada vez dentro dos estabelecimentos. Bancos e lotéricas, padarias, postos de combustível e laboratórios clínicos também estarão abertos, com regulação no fluxo de clientes. As atividades essenciais e os serviços na rede de saúde permanecem.

Coincidentemente o Lockdown em Santa Quitéria foi confirmado também na noite desta quarta-feira, poucas horas depois da confirmação da mesma medida em Mombaça, que foi a primeira cidade do Ceará a impor o isolamento social rígido para conter o avanço de casos de Covid-19. Embora dure mais tempo do que o decreto de Mombaça, se comparadas com as restrições impostas pelo município da região Central, as medidas em Santa Quitéria são ainda flexíveis.