Principais cidades do Sertão Central decretam medidas contra aglomerações durante carnaval

compartilhar no:
Consumidores de Ibaretama não pagam contribuição de energia (foto: Jandreson Gomes)

Região Central: As principais cidades do interior do Ceará na região do Sertão Central estão adotando rigidez no combate as aglomerações neste período de carnaval. Os decreto em vigor adotados pelos prefeitos das cidades incluem desde proibição de paredões de som, até acesso a pontos turisticos.

Na principal cidade do Sertão Central, Quixadá, o acesso está restrito através de barreiras sanitárias. No Cedro, principal ponto turístico, não haverá nenhuma programação por iniciativa pública. O prefeito Ricardo Silveira proibiu o comércio ambulante de bebidas alcóolicas de forma ambulante na cidade em qualquer local e em qualquer horário.

Assim como em Quixadá, a cidade de Banabuiú, um dos principais pontos turísticos do Sertão Central, está proibindo paredões de som na cidade. O consumo de bebidas em calçadas e qualquer forma de aglomeração também estará vetado na cidade. A principal das iniciativas elencadas no decreto em Banabuiú é a proibição do acesso ao Rio Banabuiú. O fluxo está restrito.

Uma das primeiras cidades a proibir o uso de paredões de som foi Piquet Carneiro. Ainda no início da semana a cidade da região Centro cearense estava regulamentando o funcionamento do comércio e do centro do município, vetando o uso e o funcionamento de sons altomotivos e paredões em qualquer ponto da cidade.

Em Quixeramobim, que também figura entre as maiores cidades da região, o prefeito Cirilo Pimenta foi breve e suscinto em seu decreto. Proibiu qualquer festa no período de carnaval, em ambiente fechado ou aberto. Ele destacou que não irá conceder ponto facultativo a nenhuma das secretarias que compõem a gestão nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, tornando sem alterações o funcionamento das reparticções públicas.

Em Ibaretama a prefeita Elíria Queiroz vedou o funcionamento de bares e clubes, exceto para o comércio e alimentos. A venda de bebidas alcóolicas por qualquer meio também é vedada em qualquer área do município. A prefeita que assumiu recentemente a prefeitura tambem tem adotado o rigor necessário para proteger a saúde dos munícipes, como por exemplo, realizar uma fiscalização mais intensa nos transportes intermunicipais e alternativos que passam pelo município.

Todas estas medidas entre outras elencadas pelos demais municípios, visam combater a aglomeração de pessoas no combate à Covid-19. O principal objetivo é evitar que pessoas que não sejam dos municípios de origem adentrem a cidade, tornando o fluxo de pessoas ainda maior, fator que pode dificultar o cumprimento das medidas.