Mesmo se não chovesse em 2021, quantidade de água nos açudes seria suficiente para garantir abastecimento

compartilhar no:
Açude Angicos, no Ceará: recarga em todos os reservatórios dá segurança paara 2021, de acordo com SRH (Foto: Divulgação)

Mesmo que não chova nada o suficiente para garantir algum aporte nos açudes cearenses no ano de 2021, a quantidade de água acumulada seria o suficiente para assegurar o abastecimento humano de toda a população do Ceará até o final deste ano. É o que informou a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). A quadra chuvosa de 2020, terminada em 31 de maio, surtiu nos reservatórios um volume médio de 34,8%, o melhor índice dos últimos sete anos.

A informação traz um certo alívio para o cearense já que na maioria das cidades, o dia tem amanhecido de uma maneira atípica: em pleno mês de fevereiro, mês do início da quadra chuvosa, o sol amanhece à pino, sem dar nenhum sinal de chuva. Não é um cenário único em todas as cidades do Ceará, mas é o que se tem visto na grande maioria e confirmado pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), que espera um período chuvoso cerca de 50% abaixo da média.

Essa condição favorável dos açudes capaz de garantir abastecimento durante todo o ano mesmo que não caia uma gota d’água, tem explicação: o ano de 2021 teve o melhor volume nos açudes dos últimos sete anos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os últimos bons volumes foram nos ano de 2013, com 46,6% e 2012, com acumulado de 64%.

Atualmente, a região Norte apresenta o quadro mais favorável. As quatro bacias hidrográficas com maiores aportes se encontram lá: Acaraú (72,5%), Litoral (70,8%), Ibiapaba (68,4%) e Coreaú (67,2%). A situação mais crítica verifica-se no Médio Jaguaribe (10,7%) e no Banabuiú (11,0%). Os três maiores açudes do Estado Castanhão, Orós e Banabuiú apresentam 10,87%, 20,43% e 11,87% respectivamente. Os dados são do Portal Hidrológico da Cogerh, que monitora 155 reservatórios cearenses.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, comemora os números mas solicita cautela da população no uso da água. “Precisamos de uma boa quadra chuvosa para garantirmos a total segurança hídrica do nosso Estado. O abastecimento humano está garantido com os bons números de aporte de 2020 e com todo o processo de diversificação da matriz hídrica utilizado pela gestão hídrica. Mas, mesmo com essa garantia temos que ter cautela no uso da água e esperar que 2021 tenha uma quadra chuvosa ainda melhor que o ano que se passou”.