Ex-candidato a prefeito de Banabuiú, Thiago Cajazeiras assume secretaria de pesca do estado

compartilhar no:
Thiago Cajazeiras: advogado banabuiense assumiou secretaria de pesca do estado (Foto: reprodução/facebook)

Região Central: O advogado e ex-candidato a prefeito de Banabuiú, Thiago Cajazeiras, foi nomeado como secretário execultivo de pesca e desenvolvimento agrário no Governo do Estado do Ceará. A nomeação ocorreu em edição do Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (29) mas o titular da pasta só tomou posse nesta quarta-feira (3). Thiago faz parte de uma das mais tradiiconais famílias políticas da cidade de Banabuiú, no Sertão Central, e já esteve inserido no cenário político municipal.

O nome do advogado banabuiense elenca agora o organograma da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a qual a Secretaria de Pesca é agregada. De acordo com nota enviada à imprensa, a solenidade da posse de Thiago aconteceu no gabinete do titular da SDA, De Assis Diniz. Thiago Cajazeiras assume o posto que até então estava sendo ocupado por Antônio Nei de Sousa que atuou à frente da célula de pesca da SDA por quase dois anos. Ele saiu para integrar a equipe do prefeito eleito em Fortaleza, José Sarto.

Importantes nome do mais alto escalão no Governo do Estado, como o próprio chefe do executivo cearense, Camilo Santana, já tiveram passagem pelo cargo que hoje é ocupado por Cajazeiras. De acordo com a nota, na solenidade de posse, que ocorreu de forma interna em função da pandemia do coronavírus para evitar aglomerações, Thiago destacou a responsabilidade que assume diante do novo desafio.

“Estou bastante empolgado por estar ao lado de profissionais tão capacitados e numa área que já teve à frente nomes como: Eudoro Santana, o atual governador Camilo Santana e do próprio De Assis. Então, é uma responsabilidade enorme e um compromisso que assumo com todos e com a população cearense”, disse.

Thiago Sá Pontes é advogado com mais de 15 anos de experiência no direito, mais precisamente na gestão pública. No currículo, acumula passagens por órgãos importantes como o extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM, hoje TCE), e as prefeituras de Fortaleza, Itarema, Pacajús e Saboeiro. Possui escritório de advocacia na Capital e integrou comissões da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE).

No entanto são as suas origem e seu estreito laço com a família natural de Banabuiú, que lhe fez um rosto conhecido no Sertão Central. Em 2012 chegou a compôr a chapa do atual prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, sendo vice, mas perderam para Veridiano Sales. Curiosamente, em 2016, Thiago viria a ser a cabeça de uma chapa, só que desta vez, contra Edinho, que naquele ano ganharia, no entanto, perdeu.

Thiago era conhecido por sua robustez no discurso que fazia. Nas palavras, sempre destacava o nome da família Cajazeiras e sobretudo do avô, Aluízio Cajazeiras, morto no fim do ano passado após complicações em seu estado de saúde. A morte comoveu a cidade de Banabuiú, visto que Aluísio foi prefeito do município em seus primeiros anos de emancipação, sendo vice-prefeito porteriormente.

A enorme admiração de Thiago pela figura do avô materno era singular. No dia do falecimento ele publicou em suas redes sociais uma foto onde aparecia anos mais jovem, conversando ao lado Aluísio com a seguinte legenda. “Meu maior conselheiro, amigo, pai e avô nos deixou. Homem íntegro que fazia o bem sem olhar a quem. Nossa Terra perde um grande homem! Banabuiú perde um extenso capítulo de sua história!”