Com o avanço da Covid-19, autoridades entram com pedido de calamidade pública em Boa Viagem

compartilhar no:
Para o reconhecimento da situação de calamidade pública, a Câmara e o Senado devem aprovar o pedido. Foto: divulgação

Boa Viagem: A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, recebeu 7 novos pedidos de decreto de estado de calamidade pública, de municípios do interior do estado que encontra-se em situação preocupante com o avanço da COVID-19.

Salitre, Araripe, Ipaumirim, Aiuaba, Mauriti, Forquilha e Boa Viagem, aguardam apreciação do pedido enviado pelos gestores como uma espécie de pedido de socorro para o enfrentamento.

CALAMIDADE PÚBLICA

Caso o município seja um dos que tenha o estado de calamidade reconhecido, há uma liberdade para gastos de enfrentamento ao problema em questão, no caso destes 7 municípios, gastos com a saúde no enfrentamento ao coronavírus sem observar a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, preocupação com processo licitatório que para a maioria dos gestores, é algo que burocratiza as ações em situações de extrema urgência. Contudo, os municípios devem tornar público os gastos caso haja aprovação, obedecendo a lei de transparência dos recursos públicos, todo cidadão tem acesso por meio de sítios eletrônicos.

COVID EM BOA VIAGEM

O município registra desde 1° janeiro, um total de 8 novas mortes por COVID-19, um número expressivo que deixa em alerta os cuidados redobrados que cada cidadão deve ter, e as ações que as autoridades devem executar. A gestão atual iniciou os trabalhos com dificuldades no setor de saúde, tendo o Hospital Municipal sido entregue sem funcionamento, o que dificulta o atendimento adaptado ao prédio da UPAM, a empresa responsável pela obra do Hospital, estima que o prazo de entrega seja até Junho conforme consta no site da prefeitura.

Números

Confirmados 1756
Curados 1602
Suspeitos 74
Óbitos 47

 

Com informações do Portal Sert News