Chove em menos dias de janeiro deste ano, em comparação com mesmo mês do ano passado

compartilhar no:
Choveu em apenas 21 dias em janeiro deste ano (Foto: José Leomar)
O mês de janeiro do ano de 2021, como parte do período de pré-estação, aqueles que antecedem o período oficial de chuvas no Ceará, teve precipitações bem abaixo da média. Um levantamento feito pelo site Revista Central mostra que em janeiro de 2021 choveu em 21 dias, enquanto no mesmo mês do ano passado, choveu em 27 dias, ou seja, quase todo o mês.
Os dados foram levantados pelo Revista Central com base nos dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média comum de chuvas esperada para o mês de janeiro em todo o Ceará é de 98.7 mm. Ano passado, o registrado em janeiro foi quase o dobre disso: 141.6 mm acumulado, enquanto em janeiro deste ano o observado ficou justamente metade abaixo do esperado, chovendo apenas 49.9 mm.
Especificamente no Sertão Central, o observado de chuvas pela Funceme em janeiro de 2020 foi de 114.8 mm, frente aos 88 mm que eram aguardadas como média mensal, ou seja, um desvio positivo de 30.4 mm. Já a região Central em janeiro deste ano teve apenas 37 mm acumulado, enquanto o esperado era de 88 mm, ou seja, – 57.9 mm. Este ano o Sertão Central foi a segunda região com o menor índice acumulado.
O período de chuvas no Ceará deverá não ser tão certo assim. Entre fevereiro, março e abril, as chuvas devem ficar em torno de 50% abaixo da média. Conforme a Funceme o cenário previsto se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, além de resultados de tecnologias de previsão. Divulgado no mês passado, o balanço aponta ainda 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e 10% na categoria acima da normal climatológica.