Chove em mais de 50 municípios nesta terça (16); Maior do Sertão Central foi em Mombaça

compartilhar no:
Chuva em Quixadá ficou mais forte no início da manhã (Foto: RC)

Quixadá: Chove forte em boa parte do Ceará deste as primeiras horas desta terça-feira (16). No Sertão Central as maiores chuvas foram sentidas na cidade de Mombaça e em Quixeramobim. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em 54 municípios cearenses até às 7h da manhã desta terça. O boletim é atualizado ao longo da manhã até o meio-dia, quando é definitivamente fechado. Portanto as informações podem aumentar.

Conforme os dados da Funceme a maior chuva no estado nas últimas horas foi em Crateús, com 170 mm. Quiterianópolis aparece logo em seguida com a mesma quantidade milimétrica acumulada. Jati foi a cidade com a terceira maior chuva do dia, acumulando 167 mm.

No Sertão Central a maior chuva computada pela Funceme até o momento foi em Mombaça, com 90 mm. Quixeramobim aparece logo em seguida com 82 mm. As fortes chuvas também banharam a cidade de Pedra Branca, que acumulou acima de 50 mm. Na região a chuva também foi registrada em Choró, Ibicuitinga e Boa Viagem.

Em Quixadá a chuva ficou mais forte no início da manhã. Mas como o boletim da Funceme começa a ser atualizado às 7h, a milimetragem que tinha sido acumulada até o momento na cidade era de 5 mm. Em alguns municípios a chuva começou ainda na madrugada, como em Tauá, onde as precipitações acumularam 130 mm.

Para esta terça-feira (16), a expectativa é que a maior parte do Estado apresente cenário favorável a eventos de chuva, ou seja, que cada macrorregião tenha registros em mais de 50% de suas áreas, mas com noroeste e sul mantendo com expectativa dos principais acumulados. Por fim, na quarta, a Funceme indica previsão de chuva isolada no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há eventos de precipitações.