Ceará tem 107 pacientes suspeitos de estarem infectados com variante de Manaus do Coronavírus

compartilhar no:
Catunda é um dos municípios com caoss suspeitos da nova variante (Foto: Manuel Sales)

A provavel disseminação da nova cepa do coronavírus, que fez vítimas na capital Manaus, pode estar se espalhando pelo Ceará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) 107 pacientes estão atualmente sendo monitorados pela Secretaria, após apresentarem suspeita de contaminação pela nova variante.

As informações consideram os dados gerados pela plataforma IntegraSUS até esta quinta-feira (18). Há dez dias o número de pacientes suspeitos de estarem infectados pela nova linhagem do vírus era 90, agora subiu para 107, ou seja, um acréscimo de 17 novos suspeitos.

Conforme a Sesa do total de suspeitos monitorados, 57 são homens e 50 mulheres. Os números altos de suspeita de estar infectados com a nova cepa do Covid-19 preocupa, já que o Ceará passa por uma nova onda de transmissão ainda mais perigosa e potente. Até o momento três pessoas já foram confirmadas com a nova cepa.

Entre os novos casos sob suspeita estão os municípios de Tamboril e Catunda, que registram um caso suspeito cada. Em Tamboril, a paciente suspeita de contrair a nova variante chegou recentemente de São Paulo. Após passar por testes, ficou comprovado que ela estava infectada com Covid-19 e provavelmente a infecção seria pela nova variante vinda do Amazonas, São Paulo e outros estados. Após exame no Lacen, o município foi orientado pelas autoridades de saúde do Estado a enviar o exame para fazer a contra prova em um laboratório da Fiocruz do Estado do Pará.

Com informações de Manuel Sales