Terra treme duas vezes em um único dia em Paramoti, no Sertão Central; LabSis confirma

compartilhar no:

Tremor de Terra em Paramoti foi registrado duas vezes nesta quarta (27) pelo LabSis (Foto: divulgação)

Região Central: A terra voltou a tremer no Ceará e desta vez, os tremores atingiriam a região do Sertão Central. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN) confirmou que nesta quarta-feira (27), dois tremores de terra foram sentidos na cidade de Paramoti. Não há registros de danos nem de feridos.

Conforme o laudo técnico emitido pelo laboratório da UFRN, os dois tremores ocorreram em um intervalo de duas horas de um para o outro, logo no início da manhã. O primeiro foi sentido às 5h27 e teve magnitude de 1.5 mR. Cerca de 120 minutos depois, às 7h48 a terra novamente tremeu, desta vez em uma magnitude um pouco menor, registrando 1.4 mR na escala.

Moradores da comunidade de Fazenda Oiticica, zona rural de Paramoti, teriam testemunhado o fenômeno. Eles relataram para os pesquisadores do LabSis que escutaram um forte estrondo. Felizmente não hou8ve registros de danos, como paredes rachadas, nem de pessoas feridas.

Esta não foi a única vez que Paramoti registra tremores de terra. De tempos em tempos, moradores e o próprio laboratório confirmam a ocorrência de pequenos tremores. Ainda mesmo este mês, no dia 10 de janeiro, a terra voltou a tremer, gerando um abalo sísmico de 1.9 mR, conforme o cálculo preliminar do órgão. O estrondo teria sido sentido por moradores por volta de 11h30 da manhã.

O maior tremor de terra já registrado nos últimos tempos foi no ano de 2014. Conforme o LabSis a terra tremeu na comunidade de Fazenda Oiticica gerando um abalo de 2.5 mR na escala dos pesquisadores. Na época, a Defesa Civil do Estado do Ceará também computou a ocorrência do estrondo.