Por causa da Covid-19, prefeitura de Banabuiú cancela programação da Semana do Município

compartilhar no:
Imagem da edição da semana do município em 2020: ginário lotado de pessoas antes da pandemia. (Foto: Valdecir Pimenta)

Região Central: As festividades em comemoração ao aniversário de Banabuiú não vão acontecer no ano de 2021. Em nota postada nas redes sociais, a prefeitura informou que resolveu cancelar o evento por considerar o novo decreto do Governo do Estado que versa sobre medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Na nota postada no início da noite de quarta-feira (13) a prefeitura de Banabuiú afirma que “em virtude do decreto n°33899 de 09/01/2021 e o crescente número de casos de covid, resolve adiar as comemorações esportivas em alusão as festividades do município”.

As festividades do aniversário de Banabuiú acontecem dentro da Semana do Município. Tradicionalmente, por cerca de uma semana, a cidade realiza uma vasta programação que movimenta o município nos três turnos, com o fim das atrações no dia 24 de janeiro, um dia antes da emancipação de Banabuiú. Na data do aniversário da cidade, é feriado por lá. Com a decisão, toda a rodada esportiva composta por cerca de 20 diferentes modalidades, que eram realizadas anualmente na Semana do Município, ficam canceladas.

Os prejuízos impostos pela pandemia do coronavírus em Banabuiú com o cancelamento de eventos tradicionais, deve surtir efeitos também na economia. Com a Semana do Município a cidade ficava movimentada, alavancando o comércio e os pequenos negócios. Este ano, com a festa cancelada, estes espaços devem ter um movimento menor.

A decisão é vista como correta pela maioria da população. Muitos avaliam que, de fato, a realização de competições esportivas, que anualmente lotavam os espaços públicos com torcidas e grupos vindos de comunidades do interior, poderia trazer um risco para a saúde dos munícipes.

Até a noite desta quarta, quando esta matéria foi atualizada, a prefeitura de Banabuiú ainda não tinha informado os dados do Covid-19 referente ao dia 13 de janeiro. A última atualização que constava no portal era do dia anterior. Conforme os dados, Banabuiú apresenta 661 pessoas confirmadas com a Covid-19. Destas, 653 estão curadas e quatro faleceram.