Pedra Branca e Mombaça terão agência da Caixa Econômica, anuncia banco

compartilhar no:
Abertura de novas unidades faz parte de plano de expansão do Banco (Foto: Giovanna Romano/VEJA)

Região Central: A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou oficialmente que vai abrir 75 novas unidades do banco espalhadas por todo o Brasil. O objetivo do banco é fortalecer sua estratégia de cobrir 100% os municípios brasileiros que sejam compostos por mais de 40 mil habitantes. Todas as regioes brasileiras serão contempladas com novas unidades, mas o Nordeste será a que vai ter mais novas sedes. No Ceará serão nove, e duas delas devem ser construídas em cidades do Sertão Central.

De acordo com a CEF, das 75 novas unidades que serão abertas, 20 serão especificamente especializadas no agronegócio, um ramo que cresce vertiginosamente no Brasil. A expansão deverá contemplar nove municípios cearenses, entre eles Pedra Branca e Mombaça, que ainda se valem de agências vizinhas como a de Canindé e a de Quixadá. Além delas serão abertas agências em Itarema, Amontada, Beberibe, Granja, Viçosa do Ceará, Aquiraz e Missão Velha.

Na região Nordeste o estado do Maranhão será o maior contemplado, com 16 municípios escolhidos para ter novas unidades da Caixa. Pernanbuco, Bahia, Piauí e Paraíba, também foram selecionados. Estes dois últimos terão apenas uma nova agência em cada cidade, de acordo com as informações da Caixa. A distribuição das novas unidades terá 19 agências na região Norte, 10 na Centro-Oeste, outras sete da região Suldeste e três na região Sul.

História

De acordo com a Wikipédia a CEF foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.

Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social. Porém os empréstimos sob penhor só foram possíveis no ano de 1934 quando o Presidente Getúlio Vargas ordenou que a mesma pudesse ser feita, aniquilando outras instituições particulares que cobravam juros altíssimos pelo mesmo serviço.

Hoje em dia, segundo o site de pesquisas, a Caixa é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais.