Mombaça vai distribuir mais de 100 toneladas de sementes para agricultores

Distribuição vai começar beneficiando nove comunidades de Mombaça (Foto: divulgação)

Região Central: A prefeitura do município de Mombaça, no Sertão Central, deu início ao processo de distribuição de mais de 100 toneladas de sementes para agricultores da cidade por meio do programa Hora de Plantar. O prefeito do município, Orlando Filho, disponibilizou toda a estrutura logística para a entrega das sementes, que no início do Programa está beneficiando comunidades da zona rural.

De acordo com a Prefeitura de Mombaça, no total foram 104 toneladas de sementes doadas pelo Governo do Estado ao município para que fosse distribuído aos agricultores que posseum direito. As primeiras comunidades que estão recebendo as sementes são Piçarreira, Sabonete, Nova União, Cangati, Chapada, Taperoá, Fortuna, Timbaúba e Cajazeiras dos Ivos.

Para a logística de entrega, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Agricultura, montou uma parceria com a Ematerce. Segundo o secretário de Agricultura de Mombaça, Jean Faustino, os agricultores receberão as sementes em sua comunidade, obedecendo um calendário de entrega.

150.245 agricultores familiares de 182 municípios serão beneficiados com o Projeto Hora de Plantar 2020/2021. Com um investimento de R$ 19.291.205, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), a iniciativa do Governo do Ceará foi lançada nesta terça-feira (8) e prevê a distribuição de 3.410 toneladas de sementes de milho híbrido e variedade, feijão caupi e sorgo forrageiro. E ainda: 5,71 milhões de raquetes de palma forrageira, 2.750 m³de maniva de mandioca, 348.734 mudas de cajueiro anão precoce, 19. 364 mudas frutíferas e 83.286 mudas florestais nativas.

Principal parceiro na execução da distribuição de sementes em todo o estado, a Ematerce é responsável pela articulação junto às secretarias de agricultura municipal, sindicatos e aos próprios agricultores e agricultoras familiares atendidos pelo projeto.