Em sessão conturbada, Regina Souza é eleita presidente da Câmara de Ibaretama para o biênio 2021/2022

compartilhar no:
Regina Souza foi escolhida pelo diretório do partido PDT (foto: Jandreson Gomes)

O Município de Ibaretama, Sertão Central, a exemplo de outros municípios votou na escolha da mesa diretora que comandará o legislativo municipal de 2021 a 2022. A sessão seguiu normalmente em solenidade presidida pela vereadora mais votada do município, cumprindo ato regimental.

Regina Souza verificou quórum e procedeu dando posse a todos os eleitos, ausente apenas à vereadora Edvanda Azevedo (PT). Oito (08) vereadores iniciaram os trabalhos, quatro candidatos se colocaram a disposição para a presidência da Câmara, Laerte Liderança (PCdoB), Ricardo Lopes (DEM), Regina Souza (PDT) e Joverlane Neles (PDT).

Antes de proceder com a votação a presidente da sessão leu ofício do PDT municipal onde orientava a bancada a votar na candidata do PDT, Regina Souza, na sequência a sessão foi tumultuada após Regina Souza (PDT) anular o voto do colega de partido Joverlane Neles que não seguiu orientação da sigla a qual o mesmo é filiado.

Com quatro votos Regina Souza foi eleita Presidente da Câmara, o companheiro de partido Joverlane Neles obteve três (03) votos já o que o voto dele foi anulado pela presidente por desobediência a decisão partidária.

A sessão foi suspensa após os vereadores Gerson Oliveira (DEM), Ricardo Lopes (DEM), Leandro da Estrema (MDB) e Joverlane Neles (PDT) se retirarem do local em protesto por não aceitar o resultado da eleição para presidente, verificando a falta de quórum a presidente encerrou a sessão deixando pendente a eleição dos outros cargos da mesa diretora.

JURISPRUDÊNCIA

Em Ibaretama fato como esse já ocorreu, em 2015, duas candidatas do mesmo partido disputavam a eleição para presidência da mesa diretora, uma delas com indicação do partido, a questão foi parar na justiça, O Tribunal de Justiça decidiu que o partido detém o mandato e consequentemente decide internamente sobre eleições para mesa diretora.

Após encerramento da sessão, foi instalada sessão solene que deu posse a prefeita e vice prefeita cumprindo normalmente o disposto no Art. 65 §2 da Lei Orgânica Municipal onde delibera que a Câmara reunida em sessão solene empossa os chefes do executivo.