Dicas para quem considera comprar imóveis usados em Fortaleza

compartilhar no:
Imagem: Pixabay

Ao comprar uma casa, cada perfil de cliente têm suas prioridades. E geralmente, um processo de compra é complexo, demorado e fácil de se desviar ao longo da jornada em busca do imóvel ideal.

Ter prioridades por escrito é uma forma útil de você estar sempre bem direcionado e orientado durante o processo, sem esquecer alguns dos desejos que são importantes ou imprescindíveis para você e/ou sua família.

Para que tudo corra da melhor forma possível, é importante ter um bom corretor de imóveis para lhe atender. Ele também vai querer entender sua lista de prioridades e, a partir dela, poderá ajudá-lo a encontrar a melhor opção.

Entender quais recursos significam mais, ajudará a eliminar os imóveis que não estão no seu elenco de desejo e comparar ou alguma opção de venda de apartamento em Fortaleza que possa valer à pena.

Portanto, se você está buscando por uma casa para comprar em Fortaleza, acompanhe algumas dicas que separamos neste post para você!

1. Foco na localização

Os compradores desejam encontrar um local que permita um acesso fácil aos locais que mais frequentam (trabalho, escola, compras, lazer, local de culto, amigos e família). Procure fácil acesso às principais vias e verifique o fluxo de tráfego. Verificar isso antes de fazer uma compra pode ajudar a evitar problemas para sair do bairro e entrar na via principal ou de um trajeto excessivamente longo.

A localização da casa na vizinhança também é importante para muitas pessoas. Algumas pessoas preferem muito perto da entrada principal, enquanto outras preferem ficar longe do trânsito e avançar para o desenvolvimento. Havendo parque, piscina ou área de lazer, alguns proprietários escolheriam o lote disponível mais próximo.

Casas mais afastadas são preferidos por alguns, e algumas pessoas gostam de morar na avenida principal. Converse sobre suas preferências e pergunte ao seu corretor de imóveis se determinados locais valem o metro quadrado solicitado.

2. Considere a metragem

Muitas pessoas dão pouca importância ao tamanho do terreno onde a casa fica. Dentro de um bairro, os tamanhos dos lotes podem ser bastante semelhantes. Assim que estiver indo para as feiras e olhando o que está disponível, você logo verá se tem uma preferência clara por grande ou pequeno, canto ou interior. Alguns lotes são em forma de torta; alguns são retangulares e outros têm formato irregular.

Dependendo do nível de privacidade, de como você usará o gramado e do comprimento da calçada, isso pode ser importante para você. Se houver dúvida sobre onde termina um lote e começa outro, verifique a descrição e as dimensões do lote com seu corretor de imóveis.

Se você encontrar uma casa que inclui dois lotes, pense nas possibilidades de adquirir ambos. Se o segundo lote for edificável, você pode adicionar outro prédio (garagem extra, oficina, etc.) ou pode dividir a propriedade, construir uma segunda casa e vendê-la, ou vender o lote como está. Se espaço não for um problema para você, quem sabe considerar a visita a um flat à venda possa ser também uma boa opção.

3. Estabeleça o número de cômodos que precisa

Cada família terá uma ideia de quantos cômodos e quartos deseja. A maioria das pessoas deseja pelo menos dois e, se houver filhos, o número aumenta. Algumas famílias gostam que seus filhos compartilhem quartos, enquanto outras preferem quartos separados para cada um para acomodar diferentes horários de dormir e hábitos de estudo.

Se você recebe visitas regulares por qualquer período de tempo, é bom ter um quarto designado como quarto de hóspedes. Um quarto extra geralmente funciona como escritório, escritório, sala de jogos infantil ou sala de exercícios. Muitos hobbies podem exigir espaço de trabalho e armazenamento de suprimentos, e um quarto extra serve bem a esse propósito. Pense cuidadosamente no seu estilo de vida e no que o irá melhorar.

Aliás, decida com antecedência quantos banheiros você prefere. As casas mais antigas podem ter apenas um banheiro, e os compradores muitas vezes procuram maneiras de adicionar outro. Se houver apenas um banheiro, certifique-se de que você pode conviver com esse arranjo se a reforma não for viável. As casas mais novas geralmente têm dois ou mais banheiros, embora alguns banheiros possam não ter banheira ou chuveiro.

O tamanho e o estilo do banheiro também são importantes. Você quer uma banheira ou chuveiro ou ambos? As banheiras de hidromassagem são populares para relaxar e algumas pessoas preferem um chuveiro para facilitar o acesso.

Se você precisa de um banheiro acessível para deficientes físicos, pode procurá-lo, ou uma banheira grande que possa ser reformada. Pense nas pessoas (incluindo hóspedes) que usarão os banheiros e você terá uma ideia mais clara do tamanho e do estilo do banheiro ideal para sua família. 

4. As configurações da cozinha são importantes

A cozinha realmente parece ser o coração da casa. É onde a comida excelente é criada para a família e amigos que ali se reúnem. Quando os convidados chegam, geralmente acabam se divertindo na cozinha, e por ser um centro de atividades e entretenimento, o tamanho e o layout são importantes.

Seja claro se você precisa de uma grande cozinha gourmet com muito espaço no balcão, pias e armazenamento ou se uma cozinha típica é suficiente. Cada família tem ideias diferentes sobre culinária. Tem aquela pessoa que disse que só havia cozinha porque ela vinha com a casa!

Nesse caso, qualquer cozinha serviria. Depois, há o vegetariano que cozinha diariamente e usa muitos ingredientes frescos, ou o cozinheiro rápido que faz todas as refeições no microondas. Algumas pessoas se divertem muito ou têm famílias grandes para alimentar. Qualquer que seja o seu estilo de cozinha, a cozinha exigirá uma análise mais detalhada.

Se você tem uma pessoa fazendo toda a comida para apenas duas pessoas, uma cozinha modesta pode ser adequada. Os pais que ensinam os filhos a preparar refeições saudáveis podem gostar de mais espaço. Quaisquer que sejam suas preferências na cozinha, anote-as e discuta-as com seu corretor de imóveis para que você esteja procurando a melhor opção para sua família.

Redatora fonte – Nadja Buarque!

Gostou destas dicas para escolher uma casa ou apartamento para morar? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!