Com presença de público restrita, Encontro dos Profetas da Chuva acontece sábado (23) em Quixadá

compartilhar no:
Encontro chega à sua 25ª edição com transmissão pelo YouTube em função da restrição do público

Quixadá: O Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central realiza, neste sábado (23), a 25ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva. Em função da pandemia causada pelo coronavírus, o evento este ano não será aberto ao público e terá participação restrita. Este ano o Encontro terá o apoio da Prefeitura de Quixadá que vai realizar a transmissão ao vivo através do YouTube. A realização recebe o apoio da Secretaria de Cultura Municipal e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult)

Outras edições dos Profetas da Chuva como a que concentra os agricultores e observadores da natureza da região dos Inhamuns, foi realizada de forma virtual. Em Quixadá o evento será pensado a partir de adotadas todas as medidas de segurança sanitária. Apenas a imprensa deverá participar do evento presencialmente, além de convidados.

Anualmente as previsões dos Profetas da Chuva de Quixadá é aguardada pela população com bastante expectativa. Suas previsões se tornaram famosas nacionalmente e até já foi tema de documentários de canais como GloboNews. Cerca de 20 profetas se valem de recursos e elementos da natureza para fundamentar suas previsões e trazer a notícia que o sertanejo tanto aguarda: vai ou não vai chover este ano?

A edição de 2021 terá um triste desfalque entre os profetas: o agricultor Francisco Coutinho dos Santos, conhecido como Chico Leiteiro, morreu em dezembro do ano passado e deverá ser lembrado através de homenagens dos amigos e colegas profetas. Ele era um dos mais antigos quixadaenses a cultivar a tradição de realizar previsões a partir da observação de fenômenos naturais. Depois de sofrer um mal estar generalizado, Chico Leiteiro teria sofrido uma parada cardíaca no dia 5 de dezembro e não resistiu.

Uma das principais expectativas do encontro se dá em função de que, anualmente, ele é realizado quase que simultaneamente com o período em que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) faz o balanço do seu prognóstico. O estudo do órgão para este ano indica 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021 no Estado como um todo. Resta saber o que dirão os profetas e profetisas quixadaenses.